Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Previsões apontam para crescimento de 7,1%

 

Foto RenaultPortugal foi o país com maior crescimento no mercado de veículos particulares novos e, de acordo com as previsões, continuará a sê-lo em 2015, revela o mais recente estudo do Observador Cetelem.

O mercado nacional deverá chegar às 150 mil unidades este ano, uma subida de 7,1%. No top de países com previsão de maior crescimento em 2015 estão, depois de Portugal, a China e a Holanda com variações de 5,6% e 5,1%, respectivamente.

O mercado mundial apresenta também um bom comportamento. Em 2013, as vendas de veículos de passageiros e de comerciais ligeiros novos ultrapassou, pela primeira vez, o limite de 80 milhões de unidades uma subida de 4% face a 2012, devido sobretudo aos mercados emergentes e em transição, que ultrapassaram os 50 milhões de unidades. As regiões desenvolvidas cresceram apenas 2,6%, em 2013, tendo chegado aos 33 milhões de unidades. Contudo, esse valor está ainda longe dos quase 39 milhões registados antes da crise, em 2005.

Com 21 milhões de registos de veículos novos em 2013, a China afirmou-se como maior mercado do mundo, à frente dos Estados Unidos, com 15 milhões, e Japão, com 5 milhões.

A China, que em 2005 representava 8,2% das vendas totais de veículos ligeiros novos, mais do que triplicou o seu peso em 2013 (25,2%). Ao contrário, a Europa passou de uma quota de 22,2%, em 2005, para 13,4%, em 2013.

“Graças às melhorias das expectativas, mas também à descida do preço do petróleo e dos combustíveis, os mercados mundiais estão a recuperar, ainda que essa evolução tenha ritmos diferentes nas várias regiões do mundo”, explica Diogo Lopes Pereira, director de marketing do Cetelem. “São sinais promissores para um mercado que foi profundamente abalado pela crise, mas que dá agora mostras de recuperação”, adianta, antecipando que o mercado deverá bater um novo recorde este ano.

O estudo Observador Cetelem sobre o mercado automóvel foi realizado em colaboração com a empresa de estudos de mercado TNS Sofres, durante Julho de 2014, em 14 países: Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Turquia, Japão, Estados Unidos, Brasil, China e África do Sul.

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Hotéis InterContinental do Sul da Europa têm novo director comercial
Marketeer
Nestlé lança nuggets e hambúrgueres vegetarianos