Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

VW mantém liderança no mercado europeu em Janeiro

volkswagen-logo-final

O mercado automóvel da União Europeia (UE) registou um forte arranque, em Janeiro, com uma subida de 6,7% face ao mesmo mês do ano passado, para um valor a rondar o milhão de unidades (999.157), segundo os dados da ACEA, a associação que reúne os fabricantes europeus. Os registos de vendas cresceram pelo 17º mês consecutivo.

O mercado foi alavancado pelo crescimento de 27,5% do mercado espanhol e de 10,9% do italiano. Reino Unido (+6,7%) e França (+6,2%), também fecharam Janeiro com progressões fortes. Dos grandes mercados da UE, o desempenho mais fraco foi o da Alemanha, que cresceu 2,6%. Dos países da UE, Irlanda, Portugal e Espanha ocuparam, por esta ordem, os primeiros lugares do ranking, com crescimentos anuais a rondar os 30%.

O grupo Volkswagen liderou o ranking e vendas, com uma quota de mercado de 25,5%, a mesma que há um ano, e uma subida anual de 6,8%, para 254.699 unidades. A General Motors perdeu 10 mil unidades em relação a Janeiro de 2014, acusando a retirada da Chevrolet do mercado europeu. No entanto, a subida de 15,9% nas vendas da Opel/Vauxhall, para 62.684 unidades, compensou parte do efeito Chevrolet. Face aos valores de há um ano, o grupo recuou apenas 2,8%.

Os resultados de Janeiro confirma as expectativas do sector, que aposta numa recuperação ao longo do ano. Os problemas na Grécia deverão ter um impacto marginal nas previsões, dada a pouca dimensão deste mercado. A manter-se o ritmo de Janeiro, o mercado da UE poderá fechar o ano acima dos 12 milhões de unidades, em linha com a projecção de 12,5 milhões recentemente divulgada pela LMC Automotive, uma empresa de estudos sobre o sector.

Para descarregar o ficheiro das vendas por grupos em pdf, clique aqui.

Para descarregar o ficheiro das vendas por grupos em excel, clique aqui.

Para descarregar o ficheiro das vendas por países em pdf, clique aqui.

Para descarregar o ficheiro das vendas por países em excel, clique aqui.

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
.PT promove talento feminino no sector da tecnologia
Marketeer
Primeiro Brand Storytelling da Auchan é português