Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

VW mantém liderança no mercado europeu em Janeiro

volkswagen-logo-final

O mercado automóvel da União Europeia (UE) registou um forte arranque, em Janeiro, com uma subida de 6,7% face ao mesmo mês do ano passado, para um valor a rondar o milhão de unidades (999.157), segundo os dados da ACEA, a associação que reúne os fabricantes europeus. Os registos de vendas cresceram pelo 17º mês consecutivo.

O mercado foi alavancado pelo crescimento de 27,5% do mercado espanhol e de 10,9% do italiano. Reino Unido (+6,7%) e França (+6,2%), também fecharam Janeiro com progressões fortes. Dos grandes mercados da UE, o desempenho mais fraco foi o da Alemanha, que cresceu 2,6%. Dos países da UE, Irlanda, Portugal e Espanha ocuparam, por esta ordem, os primeiros lugares do ranking, com crescimentos anuais a rondar os 30%.

O grupo Volkswagen liderou o ranking e vendas, com uma quota de mercado de 25,5%, a mesma que há um ano, e uma subida anual de 6,8%, para 254.699 unidades. A General Motors perdeu 10 mil unidades em relação a Janeiro de 2014, acusando a retirada da Chevrolet do mercado europeu. No entanto, a subida de 15,9% nas vendas da Opel/Vauxhall, para 62.684 unidades, compensou parte do efeito Chevrolet. Face aos valores de há um ano, o grupo recuou apenas 2,8%.

Os resultados de Janeiro confirma as expectativas do sector, que aposta numa recuperação ao longo do ano. Os problemas na Grécia deverão ter um impacto marginal nas previsões, dada a pouca dimensão deste mercado. A manter-se o ritmo de Janeiro, o mercado da UE poderá fechar o ano acima dos 12 milhões de unidades, em linha com a projecção de 12,5 milhões recentemente divulgada pela LMC Automotive, uma empresa de estudos sobre o sector.

Para descarregar o ficheiro das vendas por grupos em pdf, clique aqui.

Para descarregar o ficheiro das vendas por grupos em excel, clique aqui.

Para descarregar o ficheiro das vendas por países em pdf, clique aqui.

Para descarregar o ficheiro das vendas por países em excel, clique aqui.

 

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...