Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

PSA regista primeiro lucro operacional em 3 anos

psa-peugeot-citroen

O grupo Peugeot-Citroen está mais perto de atingir as suas metas, após ter alcançado o seu primeiro lucro operacional anual em três anos, com as fortes vendas na China e a recuperação gradual no continente europeu.

A divisão de fábricas do grupo PSA registou um lucro operacional de 63 milhões de euros após uma perda de 1,04 mil milhões e o lucro operacional do Grupo foi de 905 milhões de euros depois de uma perda de 364 milhões no ano anterior. Com estes resultados, o prejuízo global diminuiu de 2,23 mil milhões de euros para 555 milhões.

O CEO Carlos Tavares afirmou à Automotive News que os resultados de 2014 mostram que o processo de recuperação financeira do Grupo está em andamento, em linha com o seu plano de recuperação. O Grupo deverá atingir os 420 milhões de euros de cash-flow já em 2017, duplicando a meta inicialmente prevista para 2018.

O volume de negócios do Grupo aumentou 1% atingindo os 53,6 mil milhões de euros em 2014, mas as receitas da divisão automóvel recuaram 0,9%, para 36,1 mil milhões.

Os custos laborais, que Carlos Tavares quer reduzir a 12% das receitas, em 2016, fecharam 2014 nos 13,4%, contra os 14,5% do ano anterior. A utilização da capacidade produtiva das fábricas do grupo subiu de 72% para 79%.
 
As vendas de automóveis e veículos comerciais das três marcas do Grupo – Citroen, Peugeot a a recém criada DS -, subiram 4,3%, no ano passado, para 2,94 milhões de unidades. Apesar da subida, o Grupo ainda vende cerca de 18% menos automóveis e comerciais do que em 2010, quando atingiu um recorde de 3,6 milhões de unidades.
 
De acordo com as previsões doa analistas, as vendas de automóveis deverão recuar este ano cerca de 30% na Rússia e de 10% na América latina, dois dos principais mercados não europeus do grupo PSA. Na China, o maior mercado do Grupo francês, Carlos Tavares espera um crescimento de 7%, enquanto na Europa se deverá ficar por 1%.

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
.PT promove talento feminino no sector da tecnologia
Marketeer
Primeiro Brand Storytelling da Auchan é português