Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Apple quer produzir carro eléctrico até 2020

apple-sign-487

A gigante tecnológica Apple tem vindo a trabalhar secretamente num carro eléctrico e pretende produzi-lo até inícios de 2020, de acordo com informações que têm sido divulgadas ainda não confirmadas pela empresa.

As notícias revelam que a empresa norte-americana pretende em menos de cinco anos desenvolver um carro,  um processo que normalmente é feito num período entre cinco a sete anos pelos fabricantes já presentes no mercado. Dennis Virag, presidente da Automotive Consulting Group afirma no entanto que um carro é uma máquina tecnológica muito complexa. “Se uma empresa está a começar do zero, provavelmente levará mais de 10 anos”, refere.

A Apple tem como objectivo entrar na corrida da Tesla e da General Motors que estão actualmente a produzir carros para 2017, com uma autonomia até 322 km de distância e um custo abaixo dos 35.000 euros.

Steve LeVine, autor do livro “The Powerhouse” que aborda as questões das baterias na indústria automóvel acredita que este é o ponto de inflexão que irá marcar o grande início da era dos carros eléctricos. “Neste momento temos a Apple a chegar ao mercado. Será que a GM consegue igual a Tesla? A Apple consegue.”

Em termos financeiros, a gigante tecnológica teve um lucro de mais de 15 mil milhões de euros durante o último quadrimestre e 156 mil milhões de euros em dinheiro com poucos meios para gastá-lo. Os custos de pesquisa e desenvolvimento da empresa foram de cerca de 5 mil milhões de euros no ano passado, e o CEO da marca, Tim Cook, enfrenta uma grande pressão por parte dos accionistas no sentido de lhes devolver o dinheiro.

A possível entrada da Apple na indústria automóvel de uma maneira invasiva é já uma práctica comum. A empresa não foi a primeira a criar equipamentos para música ou a inventar um smartphone, mas quando entrou nesses mercados, estabeleceu padrões e tornou os seus produtos premium em gadjets de elevados estatutos.

Recorde-se que a Google é outra das marcas de tecnologia que entrou na corrida automóvel com um concept car autónomo em 2010

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Hotéis InterContinental do Sul da Europa têm novo director comercial
Marketeer
Nestlé lança nuggets e hambúrgueres vegetarianos