Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Volvo lança nova geração do SUV XC90

A nova geração do XC90 substitui um modelo que estava há 12 anos no mercado. As inovações passam pela estética exterior, sendo um modelo de maiores dimensões, e também interior, com aplicações de madeira sem verniz e equipamentos tecnológicos mais eficientes com um monitor central táctil de 12,3 polegadas – o monitor Sensus. Os bancos são sete e são mais finos para compensar o espaço do habitáculo. Em frente ao condutor há um painel comandado por botões dispostos no volante e um head-display que completa a informação deste.

Existem cinco modos de condução: Eco, Confort, Dynamic, Off-Road e Individual, aliados a uma caixa automática de oito velocidades com o modo D e M.

Os motores utilizados nesta segunda geração são os quatro cilindros da nova família Drive-E. O biturbodiesel D5 com 225 Cv e 470 Nm de binário máximo, que anuncia consumos de 6 litros/100 km e o D4 com 190 Cv e 400 Nm  de binário máximo com um consumo de 5 l/100 km. Entre as opções a gasolina existirá o T6 com 320 Cv e 400 Nm e a variante T5 com 254 Cv e 350 Nm.

O XC90 passará ainda a contar com a versão híbrida plug-in que combina um motor a gasolina 2.0 com turbo e compressor para a parte dianteira do carro e um motor eléctrico com mais 80 Cv para o eixo traseiro. Tem a potência combinada de 400 Cv e 640 Nm e autonomia de 40 km em modo eléctrico.

Em termos de segurança, este modelo vem equipado com o sistema Cuty Safety que reconhece veículos, peões e ciclistas na estrada, travagem automática quando se vira à esquerda num cruzamento (uma novidade da marca) e condução-autónoma em pára-arranca. (Recorde-se que foi a Volvo que instituiu o primeiro serviço de anti-colisão frontal). Como curiosidade, quando o computador de bordo acha que o condutor necessita de fazer uma paragem, devido às largas horas a conduzir, o sistema de navegação indica o caminho até ao café mais próximo.

Tem como rivais SUV’s premium de tamanho grande como o BMW X5 ou o Audi Q7. As versões D5 (71.500 euros) e T6 chegam em Junho e a versão D4 apenas em Novembro com preços a começarem nos 60 mil euros.

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=M8dzJEPXLPo[/youtube]

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Hotéis InterContinental do Sul da Europa têm novo director comercial
Marketeer
Nestlé lança nuggets e hambúrgueres vegetarianos