Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Volvo apresenta projecto com carros autónomos

145736_1_5-970x548-c

O fabricante sueco Volvo apresentou um sistema de condução em piloto automático que permite a integração de carros autónomos, ou seja, sem condutor, em situações de trânsito real.

Este é já o segundo ano do projecto “Drive Me” que tem como objectivo colocar em circulação cem automóveis autónomos nas estradas suecas até 2017, para que condutores Volvo anónimos possam experimentar esta realidade. O modelo escolhido para incorporar esta tecnologia é o SUV XC90, a mais recente novidade da marca. “Estamos a entrar num território inexplorado no campo da condução autónoma”, afirma Dr. Peter Mertens, Vice Presidente Sénio de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo.

Estes automóveis estarão equipados com sensores, radares, câmaras, scanner laser, visão 360º, mapas 3D, uma nuvem de informações com sistema de posicionamento e tecnologia de travões inteligente e automáticos.

Os maiores desafios na produção desta frota passam pela criação de automóveis robustos o suficiente para cenários de trânsito, assim como pelas falhas técnicas que podem ocorrer. Para garantir a segurança dos passageiros, a Volvo criou um sistema de back up, que, tal como ocorre na aviação, permite ao automóvel sem condutor continuar a funcionar se um elemento do sistema tiver algum problema técnico.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Hotéis InterContinental do Sul da Europa têm novo director comercial
Marketeer
Nestlé lança nuggets e hambúrgueres vegetarianos