Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Volkswagen confirma fim da produção do EOS

Volkswagen Eos

A Volkswagen vai descontinuar o coupé-cabrio Eos, produzido na fábrica da Autoeuropa, em Palmela, desde 2006. A decisão do fabricante alemão foi ontem confirmada em Wolfsburg, sede da Volkswagen, por um porta-voz da marca. A queda das vendas do mercado europeu de automóveis descapotáveis e com tejadilhos rígidos retrácteis (os chamados coupé-cabrio), justificam a decisão.

Renault, Peugeot, Volvo e Ford são algumas marcas que também já optaram por descontinuar as versões coupé-cabrio dos seus modelos compactos. No segmentos dos descapotáveis compactos, além do EOS, a Volkswagen conta com as versões cabrio do Beetle e do Golf, tendo como rivais directos as versões descocobertas do Audi A3 e do BMW Série 2.

“Depois de nove anos e de 230 mil unidades construídas, a produção do Eos em Portugal irá acabar, em Maio ou Junho”, afirmou o porta-voz da Volkswagen. A Volkswagen não espera que o fim da produção deste modelo tenha consequências negativas para a fábrica de Palmela, onde são também produzidos o coupé Scirocco e o monovolume grande Volkswagen Sharan e o seu gémeo Seat Alhambra. A Volkswagen já confirmou entretanto que um novo modelo virá a ser produzido em Palmela, com base na plataforma MQB, dos modelos médios do Grupo, embora ainda não sejam conhecidos os detalhes nem as suas especificações.

A fabrica portuguesa vai também reforçar a sua actividade na área da produção de peças e ferramentas para outras unidades do Grupo Volkswagen, que desde 2008 se converteu numa importante fonte de receitas, passando a ser um dos principais fornecedores do centro fabril de Pamplona, em Espanha, onde é montado o utilitário Volkswagen Polo, o segundo modelo mais vendido da marca.

Entre Janeiro e Junho de 2014,  Autoeuropa produziu 55.834 unidades, das quais 5143 unidades do Eos, que representou assim 9,2% da produção total da fábrica portuguesa.

Em Portugal, foram vendidas 40 unidades do EOS, em 2014, uma quebra de 41,2% em relação ao ano anterior. O modelo correspondeu a 0,3% das vendas da Volkswagen no mercado nacional.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
SIC e Zippy acompanham primeiro dia de aulas de duas crianças