Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Mazda MX-5 mais leve e aerodinâmico

[easingslider id=”4449″]

A quarta geração do Mazda MX-5 celebra o 25º aniversário do lançamento deste roadster. Inspirado desde o início pela filosofia Jinba Ittai, que em japonês descreve a unidade entre o cavalo e o cavaleiro, neste caso, o condutor e o automóvel, a nova geração está mais compacta e 100 kg mais leve, em prol de uma maior aerodinâmica. Respeitando a linha de design Kodo da gama Mazda e com recurso à tecnologia Skyactiv, foi possível tornar a carroçaria mais compacta.

Esteticamente, o capot foi rebaixado e os pilares do vidro frontal foram posicionados mais atrás para que o condutor possa ter um vista panorâmica e, assim, maior visibilidade. As mudanças ocorrem ainda no posicionamento do motor que foi colocado próximo do centro do veículo, assim como no material da tampa da bagageira, nos reforços dos guarda-lamas da frente e nos pára-choques dianteiro e traseiro que são agora feitos em alumínio. Também o peso da capota em lona foi reduzido, o que permite aumenta a aerodinâmica do veículo e reduzir a inércia na transferência de massas, para obter um centro de gravidade mais baixo.

O Mazda MX-5 estará disponível nas motorizações 1.5 e 2.0 Skyactive-G com injecção directa a gasolina e transmissão automática e manual à escolha.  Em comunicado, o fabricante nipónico apenas refere a potência do motor 1.5, que irá debitar 129 Cv.

Desde o seu lançamento, em 1988, este modelo já comercializou 949.471 unidades, sendo que 31,7% dessas vendas foram feitas na Europa e 46,8% nos Estados Unidos. Em Portugal, este modelo vendeu 9 unidades, uma queda de 35,7% em relação ao ano anterior, representando no nosso país 0,8% das vendas da Mazda em Portugal. O Mazda MX-5 compete no mesmo segmento que o Porsche Cayman, o Volkswagen Scirocco e o Hyundai Veloster.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Hotéis InterContinental do Sul da Europa têm novo director comercial
Marketeer
Nestlé lança nuggets e hambúrgueres vegetarianos