Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Tata planeia nova versão do carro mais barato do mundo

Tata-Nano

O fabricante de automóveis Tata Motors, produtor do carro que é considerado o mais barato no mundo (o famoso Nano) pretende alterar este estatuto na nova geração do modelo.

Quando o Nano foi apresentado, em 2009, e vendido posteriormente por apenas 2500 dólares (cerca de 2200 euros), muitos consideraram o veículo como demasiado barato para ter qualidade. Na altura, o objectivo passava por criar um carro que servisse as classes mais baixas da Índia,  que fazem as suas deslocações de mota. No entanto, o fabricante indiano está a considerar produzir um modelo com um motor mais potente e que obrigará a elevar o preços do carro.

“Ganhou o estigma de ‘Eu não quero ser visto com o carro mais barato do mundo. Os meus vizinhos vão pensar que não tenho dinheiro’ e a marca tem sofrido com isso. Estamos a tentar reposicionar o carro.”, explicou a Tata em comunicado. “Vamos aumentar o actual motor de dois cilindros com 37 Cv que tem recebido muitas queixas ao nível do som emitido que se assemelha mais a uma mota”, acrescenta a informação.

O actual modelo do Nano não será no entanto retirado da produção da Tata uma vez que é considerado pela marca como uma promessa feita ao seu público. O carro irá inclusivamente ser exportado para regiões como a Indonésia ou países africanos, onde a falta de recursos para obter um meio de transporte próprio é real. Em 2012, as vendas do Nano tiveram um pico de vendas que quase atingiu os 75 mil mas no ano passado, as mesmas caíram abaixo das 22.000 unidades.

Contudo, o fabricante Tata ainda acredita no mérito deste carro super económico e prevê uma próxima produção anual de 500 mil unidades. “A Índia produz 3 milhões de carros por ano e 11 ou 12 milhões de veículos com duas rodas. Por isso continuamos acreditar que somos capazes de vender meio milhão de carros que concorram com os motociclos”, concluiu a marca indiana em informações adicionais dadas à Automotive News.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
SIC e Zippy acompanham primeiro dia de aulas de duas crianças