Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Renault 16 celebra 50 anos

renault_16

A história dos modelos com o slogan “ao ritmo da vida” tem início em 1965, quando a Renault apresentou, no Salão de Genebra, o Renault 16 com um desenho inovador: um dois volumes com um portão traseiro para acesso à bagageira. As linhas deste modelo foram uma obra conjunta de Philippe Charbonneaux e de Gaston Juchet (designer e engenheiro de aerodinâmica que concebeu a estética do Renault 16).

A bagageira dispunha de quatro diferentes configurações, com um volume de 346 dm3 a 1200 dm3, graças ao banco traseiro deslizante, rebatível e amovível. Os bancos adaptavam-se a todos os tipos de utilização: desde a instalação da cadeira para criança, a uma posição de repouso e a uma posição cama. A instalação dos motores foi feita em posição central dianteira e tal como as cabeças de motores e as caixas de velocidades, estes componentes eram em alumínio, uma estreia na altura para o mercado Europeu.

Com o nascimento deste modelo icónico, surgiu o projecto 115, liderado por Yves Georges da parte da engenharia e por Gaston Juchet no design, que durante quatro anos conceberam uma arquitectura diferente que permitiu à marca acolher inovações técnicas sob um design funcional.

Em 1968, a versão TS – de Tourisme Sportif – introduziu novos equipamentos (como o vidro traseiro com desembaciamento, os faróis adicionais de iodo, os limpa pára-brisas com 2 velocidades e 4 jactos e o retrovisor interior com regulação dia/noite) e em 1969 foram introduzidos os faróis de marcha-atrás, os vidros dianteiros eléctricos, o tecto de abrir de comando eléctrico e os estofos em couro. Em 1966 foi considerado o Carro do Ano derrotando o Rolls-Royce Silver Shadow.

Ao longo da carreira do Renault 16 foram produzidos 1.851 502 exemplares, principalmente na fábrica de Sandouville, que foi especialmente construída para a produção deste modelo. Este ano, celebra o seu 50º aniversário.

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=8h8f6AEhBnA[/youtube]
[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=T2T4S4G6B18[/youtube]

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Os números não enganam. Portugal está entre os piores pagadores
Marketeer
3 mil vinhos à prova em Lisboa