Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Plano de Mobilidade Inteligente Ford aposta nas e-bikes 

FDC

A Ford Motor Company está a expandir o seu plano global de Mobilidade Inteligente com uma nova experiência que visa estudar como é que as bicicletas eléctricas podem substituir os automóveis e os transportes públicos para garantir deslocações diárias mais rápidas.

“O plano de Mobilidade Inteligente da Ford suporta o nosso compromisso para com a inovação e destina-se especificamente ao desenvolvimento de sistemas de transporte inteligentes, que permitam abdicar das preocupações e ansiedades durante o processo de planeamento das viagens e melhorar a qualidade de vida em cidades de muita azáfama”, afirmou Barb Samardzich, Chief Operating Officer, Ford Europa.

De acordo com a Comissão Europeia, o congestionamento das cidades na União Europeia custa cerca de 100 mil milhões de euros por ano. Um estudo feito pelo Centro Nacional de Estatísticas do Reino Unido mostra que cada minuto adicionado a um trajecto de longo curso em meio urbano afecta os níveis de ansiedade, felicidade e bem-estar geral das pessoas.

No âmbito do projecto das bicicletas, denominado “Handle on Mobility” , apresentado hoje no Mobile World Congress, que está a decorrer em Barcelona , a Ford desafiou os seus colaboradores a utilizarem as e-bikes MoDe:Me e MoDe:Pro. Ambas as e-bikes estão equipadas com motores de 200 watt e baterias de 9 amperes/hora, que fornecem assistência eléctrica aos pedais para velocidades até aos 25 km/h. Estas e-bikes, ainda em fase de protótipo, oferecem tecnologia inspirada na indústria automóvel, incluindo, por exemplo, sensores ultra-sónicos traseiros, instalados nos punhos do guiador, que alertam o ciclista quando um veículo o está a ultrapassar e avisa os condutores do veículo para a presença do ciclista, pela iluminação do guiador.

As bicicletas têm ainda a vantagem de se dobrarem facilmente e estão equipadas com uma app protótipo, denominada MoDe:Link, compatível com o iPhone 6, que permite a ligação a sistemas de navegação, de alerta de segurança e conectividade com outros modelos Ford e outras bicicletas.

Ainda no âmbito do Mobile World Congress, a Ford está a apresentar, pela primeira vez na Europa, a experiência Info Cycle, uma iniciativa aberta de pesquisa que visa reunir informações sobre como as bicicletas são usadas nas diferentes áreas urbanas.

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Por que é que os salários quase não crescem?
Marketeer
Triumph instala pontos de reciclagem para roupa usada