Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Goodyear expõe pneu gerador de eletricidade em Genebra

GY Concept_BH03_view Side_Logo Car

A Goodyear irá apresentar no Salão de Genebra deste ano um pneu futurista que capaz de produzir electricidade. O projecto foi desenvolvido por engenheiros do Centro de Inovação da Goodyear e conhecido pelo seu código “BH03”, que faz com que o pneu seja capaz de transformar as deformações e as vibrações geradas pelo seu movimento em energia eléctrica.

Na prática, o protótipo produz energia eléctrica que alimenta as baterias do motor-propulsor híbrido do automóvel, assim como outras tecnologias a bordo. A energia é gerada através de material termoeléctrico e piezoléctrico que formam uma rede em 3D, a estrutura do próprio pneu. Com esta estrutura, o peso do automóvel poderá ser suportado caso o pneu rompa.

“A nossa preocupação sobre o uso da energia e o cuidado com o meio ambiente levaram-nos a desenvolver este protótipo capaz de gerar energia. Todas as ideias futuristas começam com um desafio para a sociedade ao qual queremos dar uma resposta na medida em que trabalhamos para construir um futuro melhor. Estamos convencidos que este pneu servirá de inspiração e que o conhecimento aplicado ver-se-á refletido em desenvolvimentos futuros,” referiu Jean-Pierre Jeusette, diretor geral do Centro de Inovação da Goodyear no Luxemburgo, onde se desenvolveu o protótipo.

Esta é uma ideia que ainda se encontra numa fase puramente conceptual, tendo sido desenvolvida apenas como um marco inovador da empresa na área da mobilidade verde. Actualmente não está sequer previsto o lançamento deste pneu no mercado.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
.PT promove talento feminino no sector da tecnologia
Marketeer
Primeiro Brand Storytelling da Auchan é português