Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Volkswagen Financial entra no renting e absorve MAN Financial

VolkswagenFinancialServices_2

A Volkswagen Financial Services, holding que controla o Volkswagen Bank, entrou em Janeiro no negócio do renting de veículos ligeiros a particulares e empresas, passando a disponibilizar soluções com o branding das quatro marcas do grupo (VW, Seat, Audi e Skoda), e cobre agora todas as principais áreas financeiras ligadas ao automóvel, desde o financiamento, ao leasing e renting, passando pelo aluguer, seguros (Auto e de protecção de crédito) e serviços. A financeira cativa das marcas do grupo tem um serviço total de renting, incluindo a gestão de frotas e os serviços de manutenção e assistência.

O braço financeiro do Grupo Volkswagen anunciou também que vai integrar a MAN Financial Services, passando também a operar no financiamento de veículos pesados. MAN e Scania são as duas marcas de pesados do grupo alemão, embora esta última se mantenha fora da órbita da financeira cativa da Volkswagen. Portugal foi escolhido como um piloto, a nível mundial, da integração das duas entidades, que permite à MAN, até agora limitada ao Renting e à manutenção, passar a dispor de soluções de financiamento e de seguros. Com a operação, a Volkswagen Financial Services Portugal ganha uma frota de 600 camiões  e autocarros, equivalente a 33 milhões de euros de carteira de crédito.

A Volkswagen Financial Services começou a operar em Portugal em 2011, tendo começado pelo financiamento às linhas de stocks de viaturas dos concessionários das marcas do grupo e pelo financiamento de clientes finais, através de leasing, ALD e crédito automóvel. Em 2013, 20% das vendas da rede de marcas do grupo já passavam pela financeira do grupo.

“Em 2014, o Volkswagen Financial Services foi responsável por financiar cerca de 30% das redes da rede de concessionários das marcas do grupo e, em 2015, a expectativa é aumentar essa quota”, referiu Luís Schunck, Country Manager da financeira.

Internacionalmente, o peso do financiamento às marcas do grupo é de 44%, o que confirma o potencial de crescimento do mercado em Portugal.

O volume de negócios da financeira em Portugal cifrou-se em 110 milhões de euros, no ano passado, para uma carteira de 10 mil veículos, num valor total financiado de 230 milhões. O financiamento a concessionários atingiu os 100 milhões. Na área dos seguros, fechou 1800 contratos de seguros Auto e 2300 de seguros de crédito.

No renting, a Volkwagen Financial Services trabalhará exclusivamente com as redes de concessionários oficiais, dando ao cliente a possibilidade de escolher o concessionário que mais lhe convier. Uma aposta na flexibilidade face ás propostas de gestoras concorrentes.

O VW Financial Services é uma das maiores instituições de crédito especializado do mundo, com presença em 49 países e activos de 100 mil milhões de euros.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Hotéis InterContinental do Sul da Europa têm novo director comercial
Marketeer
Nestlé lança nuggets e hambúrgueres vegetarianos