Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Audi revela o futuro

Audi tecnologia na fábrica

Faróis laser com 120 metros de alcance e fábricas ligadas à internet são algumas das inovações que a Audi promete para um futuro próximo.

No novo Centro de Assistência de Iluminação da Audi em Ingolstadt, inaugurado em Fevereiro, os engenheiros estão a desenvolver soluções à base do laser para uma maior segurança. Nos túneis de vento, os especialistas estão a estudar como podem melhorar a aerodinâmica dos modelos da marca alemã..

No caso da luz, pretende-se atingir até um mínimo de 120 metros de comprimento de alcance, através dos faróis Matrix-laser. No caso da aerodinâmica o melhor exemplo é  o R8 LMS, cujo coeficiente aerodinâmico foi reduzido em 20% nos testes do túnel de vento.

Nas fábricas, a marca dos quatro anéis está a caminhar a largos passos para um futuro em que as suas unidades estejam conectadas à internet e entre si, oferecendo soluções de construção com materiais mais leves, sistemas de informação e entretenimento, sistemas de conectividade, de assistência ao condutor, entre outras. Além disso, pretende-se que os colaboradores sejam auxiliados por robots e outros meios que conduzam a um melhor aproveitamento do desempenho humano.

No futuro, sistemas de monitorização à distância irão controlar as máquinas e unidades de produção em todo o mundo, de um modo completamente conectado e interligado. Na verdade, as ferramentas inteligentes da Audi (Audi Toolmaking) já são auto-reguladas, o que garante uma precisão milimétrica. A marca alemã está neste momento a testar uma impressora em 3D, de onde resultam componentes em metal com geometrias muito complexas.

Grande parte do planeamento das fábricas está a ser feita através de sistemas de realidade virtual que economizam tempo e dinheiro e melhoram as condições de trabalho para todos.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Hotéis InterContinental do Sul da Europa têm novo director comercial
Marketeer
Nestlé lança nuggets e hambúrgueres vegetarianos