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ESP e e-call vão passar a ser obrigatórios na União Europeia

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A partir de 1 de Novembro, todos os automóveis novos vendidos na União Europeia terão de estar equipados com o controlo de estabilidade. O ESP foi um dos maiores avanços de segurança activa automóvel dos últimos 15 anos, corrigindo automaticamente as derrapagens e as perdas de controlo sem necessidade de intervenção do condutor.

Dados da Dirección General de Tráfico (DGT) espanhola, citados pelo El país, estimam que se poderiam evitar 400 vítimas mortais de acidentes, por ano, se todos os veículos em circulação estivessem equipados com ESP. A Bosch, que é um dos maiores fornecedores de sistemas ESP do mundo, indicam que a taxa de implantação do ESP era de 76% nos automóveis de passageiros novos vendidos na Europa em 2013, e subiu para 81%, em 2014, adianta o diário espanhol.

O ESP será obrigatório para os automóveis de passageiros e para os veículos comerciais ligeiros, que terão também de passar a estar equipados obrigatoriamente com sensores de pressão dos pneus. O sistema anti-bloqueio da travagem (ABS) e o airbag do condutor, já são neste momento obrigatórios.

O ESP, que em algumas marcas recebe a denominação de ESC, DSC ou VSC, apareceu pela primeira vez em 1995 (foto), resultando de um projecto conjunto da Bosch e da Mercedes-Benz.

Em Outubro de 2016 passará também a ser obrigatório na União Europeia o e-call, um sistema de chamada automática em caso de acidente, que alerta os serviços de emergência no caso de uma ocorrência grave. Os sensores instalados no veículo detectam o acidente, pelo rebentar dos airbags ou pela deformação na estrutura e, no caso de não haver resposta por parte de alguns dos ocupantes, alerta imediatamente o número de emergência 112, ao mesmo tempo que envia as coordenadas GPS do local do sinistro. O sistema permitirá, segundo estimativas da Comissão Europeia, reduzir para metade o tempo de chegada dos veículos de emergência ao local, poupando 2500 vidas por ano.

A partir de Janeiro de 2016 passará ainda ser obrigatório o sistema de travagem com ABS nas motos com cilindrada superior a 125 cm3.

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