Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Nissan e Endesa apostam na mobilidade eléctrica

O fabricante de automóveis japonês Nissan e a companhia eléctrica espanhola Endesa querem impulsionar a mobilidade eléctrica na Europa com o lançamento de um sistema comercial viável que transforme o que é hoje uma realidade tecnológica, numa realidade comercial.

As duas companhias querem vender carros eléctricos e infra-estruturas de carregamento a fim de permitir a dupla direccionalidade (V2G, Vehicle to Grid) uma tecnologia em que o ponto de recarga alimenta o veículo para que o consumidor possa usar a energia armazenada no carro para circular. Além disso, os condutores podem abastecer a sua casa ou mesmo vender o excesso de energia nas baterias do carro à rede de abastecimento, caso as legislação o permita.

A proposta conjuntas da Nissan e Endesa compreende um carregador bidirecional Endesa, que pode ser activado a partir do próprio ponto ou desde sistemas externos de gestão de energia. Também será possível integrar os geradores de energia que não estão ligados à rede, tais como os painéis solares e as turbinas eólicas nos países onde a regulamentação o permite.

Deste modo, o modelo 100% eléctrico Nissan Leaf será compatível com a versão 2.0 do CHAdeMO (carga rápida de veículos eléctricos), e pode ligar-se para recarregar durante períodos de baixa procura e beneficiar assim de tarifas mais baratas de energia elétrica.

O acordo, que foi assinado durante no Salão de Genebra, engloba outras áreas de actuação conjunta, como o estudo da possível reutilização de baterias para veículos eléctricos e a concepção e avaliação de inovadores ofertas de pacotes de energias e mobilidade eléctrica.

ica.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
.PT promove talento feminino no sector da tecnologia
Marketeer
Primeiro Brand Storytelling da Auchan é português