Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Seat testa carro do futuro sem acidentes

IMG0660 (1)A Seat está a desenvolver vários testes com o objectivo de reduzir a probabilidade de danos para o condutor, passageiros e peões em caso de acidente, segundo a marca espanhola, em comunicado.

“Com os testes que realizámos, reduzimos em 20% o risco de danos graves num acidente”, afirma Henrico Puttenstein, um dos engenheiros do departamento de Segurança Passiva do Centro Técnico. O trabalho da equipa começa na primeira fase do projecto de um automóvel, logo nos traços iniciais de design, “quando se define o volume do veículo e a reserva de espaço necessário aos requerimentos de segurança”.

Esta investigação tem em vista conceber um automóvel que, no futuro, “seja capaz de evitar qualquer acidente”, esclarece Puttenstein. Embates a alta e baixa velocidade, esticões nos cintos de segurança, capacidade de absorção do tecto e das portas, entre outros testes foram realizados, através do lançamento de “diferentes objectos de forte impacto que simulam o embate de diversas partes do corpo humano contra o automóvel, tais como uma perna, a anca ou a cabeça”, explica o engenheiro.

“Nem todos saberão, mas atrás do para-choques e por baixo do capot há um espaço reservado à absorção de energia de um impacto, tal como espumas de diferentes densidades que ajudam a atenuar o impacto”, revela o engenheiro.

Para o futuro, os investigadores da Seat projectam um automóvel equipado com sistemas de detecção de acidentes e de outros dispositivos que “possam alterar a velocidade e a trajectória do veículo de forma autónoma” e sem intervenção do condutor.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Hotéis InterContinental do Sul da Europa têm novo director comercial
Marketeer
Nestlé lança nuggets e hambúrgueres vegetarianos