Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Venda da Leaseplan fechada esta semana, dizem agências

Logo Lease Plan site

O negócio de venda da posição de 50% que o grupo Volkswagen detém na financeira Leaseplan, especialista em renting e em soluções de financiamento automóvel, deverá ser fechado esta semana, segundo fontes financeiras referidas pelas agência Reuters e Bloomberg. A Reuters refere que no consórcio comprador está o Abu Dhabi Investment Authority, o fundo soberano do emirato árabe, a Government Investment Corporation (GIC) de Singapura e o private equity TDR Capital, adiantando que o desenvolvimento da Volkswagen Financial Services, a financeira cativa do grupo, estava a tornar cada vez mais difícil justificar a participação num negócio externo e não controlado a 100%. A estação de televisão britânica Sky News referiu entretanto que o Fundo de Pensões holandês PGGM também integra o consórcio comprador.

A Leaseplan está avaliada em cerca de 3 mil milhões de euros, pelo que a Volkswagen encaixará o equivalente a metade desse valor com a venda. Apesar da Volkswagen se recusar a comentar oficialmente a operação, na quarta-feira um porta-voz da Leaseplan confirmou a existência de negociações, refere a Reuters. Internamente, têm circulados memorandos, pondo os colaboradores da empresa em todo o mundo ao corrente do assunto.

A Volkswagen anunciou recentemente que têm em curso um programa de cortes de custos, que lhe deverá garantir uma poupança anual de 5 mil milhões de euros, até 2017. O objectivo é fazer com que a marca Volkswagen, que dá nome ao grupo, atinja as mesmas margens e rendibilidade da rival Toyota, adianta a Reuters.

A operação de compra da Leaseplan envolverá a totalidade do capital da companhia, significando que o Metzler Bank alemão também venderá a sua posição de 50%.

Em 2014, a Leaseplan registou um lucro líquido de 372 milhões de euros.

Em Portugal, a Leaseplan lidera destacadamente o mercado do renting e da gestão de frotas, depois de nos últimos anos ter absorvido as operações locais da Europcar Fleet Services e a Multirent e de ter passado a gerir, em regime de ousourcing, a frota da rival Locarent. A companhia tem cerca de 89 mil veículos sob gestão.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...