Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Nissan Leaf estreia auto-estrada luminescente na Holanda

Nissan Leaf flourescente em Oss

O eléctrico Nissan Leaf é o primeiro carro que brilha no escuro e foi o primeiro a circular na “auto-estrada inteligente” da cidade de Oss, na Holanda. O projecto Ródovia Inteligente desenvolveu um troço de estrada luminescente com extensão de 600 metros, localizado na N239, importante via de circulação que passa perto da cidade holandesa.

A iniciativa, lançada pelo designer Daan Roosegaarde, contou também com a participação da Nissan, uma marca que sempre apostou na tecnologia de ponta e que foi o primeiro fabricante a desenvolver um carro que brilha no escuro através de uma pintura da carroçaria cujo revestimento absorve os raios violetas do sol e brilha durante 10 horas no escuro.

A pintura foi criada para a Nissan e a sua fórmula é um segredo bem guardado, sendo que marca japonesa escolheu o eléctrico Leaf para mostrar ao mundo como funciona a sua inovação.

No caso da auto-estrada, as bandas da estrada luminescentes absorvem a luz durante o dia e brilham durante oito horas à noite. Com isso, além de aumentar a visibilidade e segurança, substitui a iluminação eléctrica convencional e, assim, garante um menor consumo de energia.

“Circular com o primeiro carro que brilha no escuro na nossa via rodoviária é um privilégio que demonstra as metas que queremos alcançar com esta estrada inteligente”, afirmou Roosegaarde. Por enquanto, esta é uma fase experimental, mas esta tecnologia pode vir a ser aplicada a outras estradas.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Hotéis InterContinental do Sul da Europa têm novo director comercial
Marketeer
Nestlé lança nuggets e hambúrgueres vegetarianos