Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

China National Chemical entra na Pirelli

2012-Pirelli-F1-tyre-1

A China National Chemical (ChemChina) vai comprar o fabricante de pneus Pirelli, numa transacção que colocará uma das maiores empresas italianas em mãos chinesas.

O negócio dará à empresa estatal chinesa acesso à tecnologia que lhes irá permitir entrar no mercado dos pneus premium, que poderão ser vendidos com maior margem de lucro, garantindo ao mesmo tempo à Pirelli um aumento de vendas no mercado chinês.

Em retorno, o fabricante de pneus terá uma maior margem para competir com rivais como a Michelin ou a Continental, que apostam agora na Ásia, um mercado em crescimento exponencial.

O acordo foi fechado com os accionistas da Pirelli no domingo. A ChemChina concordou em pagar 15 euros por acção por 26,2% da empresa italiana, detida até agora pela Cam Finanziaria, uma sociedade financeira italiana. A empresa chinesa terá agora agora de lançar uma Oferta Pública de Aquisição sobre as acções representativas  do resto dos capital da Pirelli, pelo mesmo preço por acção,  correspondendo a um valor total de 7.1 mil milhões de euros.

“Uma parceria com um ‘jogador’ mundial como a ChemChina,  representa uma grande oportunidade para a Pirelli”, afirma Marco Tronchetti Provera, chairman e CEO da Pirelli, que manterá o seu cargo como presidente executivo na empresa, mas não o de chairman.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
SIC e Zippy acompanham primeiro dia de aulas de duas crianças