Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Cidade francesa é palco de projecto de mobilidade eléctrica

1427481520_728749_1427481745_noticia_grande

A cidade francesa de Grenoble foi o local escolhido para testar um projecto que promete revolucionar a mobilidade urbana e reduzir emissões. A iniciativa Cité Lib by Ha:mo, levada a cabo pela Toyota, em conjunto com as autoridades locais, a companhia eléctrica francesa EDF e a Cité Lib, empresa especializada em veículos partilhados, baseia-se numa frota de 70 veículos eléctricos espalhados pela cidade que podem alugar-se, completando a rede de transportes públicos.

Implementado no sudeste de França desde Setembro do ano passado, este serviço é constituído por 35 Toyota i-Road, um misto entre um carro e uma mota que atinge os 45 km/h, e 35 COMS, um quadriciclo semelhante ao Renault Twizy, e será testado durante três anos.

As emissões nulas e o tamanho reduzido destes veículos são as mais-valias desta frota que funciona através de registo numa aplicação onde é também possível verificar a disponibilidade dos veículos e a localização das estações. O custo associado é proporcional ao tempo de utilização, sendo que 15 minutos correspondem a três euros, ou dois, caso o condutor tenha direito ao abono de transporte mensal. Depois dos primeiros 15 minutos, o mesmo período tem um custo de um euro. Assim, duas horas, têm um custo de 11 euros (nove com o abono). Apesar de ter um custo superior ao dos transportes públicos, fica mais em conta utilizar o serviço Cité Lib by Ha:mo do que um táxi.

Tóquio é a próxima cidade onde este projecto será implementado, já no próximo mês de Abril.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Há um novo espaço de cowork em Lisboa
Marketeer
Renault testa serviço de carsharing com veículos autónomos