Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

BMW M4 Safety Car estreia injecção de água para maior eficiência

P90178383

A BMW revelou novos detalhes do seu M4 MotoGP Safety Car, veículo que é utilizado pela DORNA, entidade que organiza o Campeonato do Mundo de Motociclismo (MotoGP) nas corridas deste ano.

Uma das suas características mais relevantes é a estreia da tecnologia de injecção de água, o qual permite melhorar a performance e, ao mesmo tempo, reduzir os consumos e as emissões dos motores de combustão interna. O BMW M4 Coupé debita 431 cv de potência para um consumo médio anunciado de 8,3 l/100 km e emissões de 194 g/km de CO2. Estreada neste modelo bastante específico, a tecnologia de injecção a água será aplicada pelo departamento M Performance num veículo de produção em breve.

Em termos mais técnicos, este novo sistema tira partido do efeito físico da água no processo de vaporização para extrair a potência necessária do meio ambiente. A água é injectada no módulo do colector da admissão em formato spray, assim reduzindo a temperatura do ar de escape durante a vaporização. De forma mais lata, esta tecnologia permite que o motor turbo possa funcionar com pressão mais elevada e ponto de ignição mais adiantado, melhorando a entrega da potência e do binário. Graças a isso, também as emissões de componentes poluentes nocivos (em especial, o Óxido de Azoto) são reduzidas.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Da sustentabilidade às Pessoas: o propósito para Sonae MC, Fidelidade e Randstad
Marketeer
7 sugestões de Halloween na Quinta do Lago