Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

SEAT explica como funciona o seu departamento de qualidade

Seat

Promovendo uma busca incessante pela qualidade, a SEAT recorre a sistemas de elevada precisão para medir cada peça de cada automóvel para garantir um encaixe perfeito entre elas.

”Não medimos as coisas ao milímetro, mas à décima de milímetro para que cada uma das mais de 3.300 peças encaixe perfeitamente no automóvel”, diz Moisés López, do departamento Técnicas de Qualidade de Medição, responsável pela análise e medição das peças que, depois de juntas, completam um ‘quebra-cabeças’ conhecido por automóvel.

O processo de controlo de qualidade está previsto em todas as etapas do design, desenvolvimento e fabrico do automóvel, começando nos primeiros esboços e terminando no acto de entrega ao cliente final. No total, mais de 600 pessoas de 16 nacionalidades diferentes trabalham no departamento de Qualidade da SEAT.

Parte do trabalho de Moisés é feito na sala Meisterbock, onde a SEAT garante a qualidade dos seus modelos durante as fases de produção e lançamento. Aqui, ainda nas suas estruturas metálicas, os carros parecem scalextrics. Antes da montagem completa, a equipa mede rigorosamente tudo recorrendo a tecnologia de ponta: laser, scanner, fotometria e outros equipamentos inovadores.

Este técnico também acompanha os workshops na fábrica para garantir que os níveis de qualidade são alcançados e mantidos durante todo o processo de fabrico do automóvel: “Quando as peças ficam prontas, a monitorização passa para o departamento de produção e acompanha todo o fabrico do automóvel, mesmo até ao momento de entrega ao cliente final”, explica.

Moisés é incapaz de resistir à tentação de sentir com as mãos todas as uniões, folgas e junções de qualquer automóvel em que entre. “Passo a mão ao longo das superfícies porque adoro tocar para sentir se há ou não a qualidade que deveria confirmar-se”, acrescenta.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Apresentações estratégicas dão mote a nova academia em Lisboa
Marketeer
O Apartamento conquista cinco novos clientes