Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Tesla lança gama de baterias para utilização doméstica

tesla

A Tesla Motors revelou uma nova gama de baterias para utilização doméstica e industrial, com a qual pretende oferecer uma alternativa mais ecológica à tradicional rede energética.

Denominada Tesla Energy, esta linha de baterias divide-se em duas premissas essenciais, uma para uso doméstico (Powerwall) e outra para uso industrial (Powerpack).

A primeira permite acumular energia em casas equipadas com painéis solares, podendo dessa forma ‘alimentar’ os utensílios caseiros e também carregar veículos eléctricos. Com duas potências disponíveis (7 kWh e 10 kWh), a bateria pode ser montada nas paredes da garagem, tanto no interior, como do exterior. O preço para estas soluções é de 3000 dólares para a versão de 7 kWh e de 3500 dólares para a de 10 kWh (sem contar com os inversores e instalação).

A versão Powerpack para uso industrial dispõe de 100 kWh de capacidade, possibilitando, segundo a Tesla, “reduzir os picos de consumo, alterar os perfis de consumo de energia e fazer parte de redes já disponíveis”. A marca de Elon Musk ainda não revelou preços para esta solução.

A produção das baterias será feita inicialmente na fábrica da Tesla na Califórnia, antes de ser transferida para nova ‘megafábrica’ a construir no Nevada já a partir do próximo ano, enquanto a instalação fica a cargo da SolarCity Corp., uma companhia parceira da Tesla. As duas contam já com um leque de 300 casas numa experiência piloto a decorrer na Califórnia.

Sobre este novo negócio da Tesla, Elon Musk, CEO da companhia, enalteceu que o “objectivo é essencialmente mudar a forma como o mundo utiliza a energia numa escala mais extrema”.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube