Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Próximo Nissan GT-R terá motor derivado de competição

i11M2xCVQEjqOTB

A próxima geração do Nissan GT-R deverá contar com uma elevada componente tecnológica derivada do universo da competição. Segundo o director técnico da Nismo, Ben Bowlby, o futuro GT-R, que poderá seguir o código R36, contará com uma unidade propulsora derivada do GT-R LM Nismo que se apresta a competir no Mundial de Endurance (WEC).

Assim, o próximo modelo desportivo da marca vai recorrer ao mesmo bloco 3.0 V6 biturbo híbrido que equipa o modelo de competição, cujo grande objectivo é vencer as 24 Horas de Le Mans do próximo ano. No GT-R LM Nismo, a potência da unidade motriz pode ascender a 1250 cv, mas na versão de competição esse valor deverá ser bem mais baixo, em redor dos 600 cv, segundo os rumores mais recentes.

“O V6 de 3.0 litros é uma espécie de filho pródigo do verdadeiro GT-R de estrada”, referiu Bowlby numa entrevista à revista britânica Top Gear, adicionando que pelas suas características técnicas é um bloco facilmente aplicável a modelos de produção em série, não só pelas suas prestações, mas também pela eficiência.

“Se fosse um motor louco – bastante leve e com uma ‘vida’ muito curta – a verdade é que não seria aplicável. Mas atinge o máximo de rotações da mesma forma que o modelo de estrada – 6500 rpm – e é verdadeiramente um antecessor daquilo que será o motor do futuro Nissan GT-R”, acrescentou o homem forte da Nismo, casa responsável pela preparação das versões desportivas da Nissan.

“Provámos [com a participação na competição automóvel] que podemos fazer um motor extremamente potente e incrivelmente eficiente – temos sensivelmente a mesma potência que o modelo de estrada (em redor dos 550 cv), mas consome apenas um terço do combustível”, afiançou  ainda Bowlby.

Por enquanto, todos os demais detalhes permanecem em segredo, até porque a próxima geração do GT-R só deverá surgir dentro de três anos, mas a vertente estética poderá contar com forte inspiração do concept criado para o programa Vision GT do jogo Gran Turismo 6.

i1poPtUZPIfslEc

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube