Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Porsche prepara lançamento de nova berlina eléctrica

PanameraSE-Hybrid_07

A Porsche está a preparar o lançamento de uma berlina executiva eléctrica capaz de debitar 420 cv e com uma autonomia de cerca de 426km de distância. Segundo informações recolhidas pela revista britânica Autocar, que teve acesso a diversas patentes da marca nos EUA, China e Alemanha. O grande objectivo da marca é rivalizar não só com a Tesla, mas também com a futura versão eléctrica do BMW Série 5.

Mas a marca de Estugarda promete ir um pouco mais além. Na recente conferência anual do grupo, realizada em Março, o director de pesquisa e desenvolvimento (R&D) da Porsche, Ulrich Hackenberg, revelou que a Porsche também terá um modelo movido a hidrogénio. Embora nada ainda esteja confirmado, esta nova berlina deverá ser a escolhida para recorrer àquela inovadora fonte de energia, partilhando a base com a versão eléctrica tradicional.

Em termos de estética, calcula-se que a aparência deste novo modelo seja inspirada na do Panamera Sport Turismo, concept revelado pela primeira vez em 2012, ao passo que a produção deverá ter por base a plataforma MSB, na qual também serão produzidos o novo Panamera, os futuros modelos da Bentley e a berlina desportiva Pajun.

Não obstante, as variantes com tecnologias alternativas de mobilidade poderão recorrer a uma nova arquitectura criada pela marca exclusivamente para este segmento – colocando o motor na secção traseira do veículo – chamada eMSB structure. Trata-se, naturalmente, de uma adaptação da MSB normal, mas ao necessitar de alterações mínimas entre as versões comuns e as ‘verdes’ permite menores custos de desenvolvimento e de produção.

Segundo a Autocar, as patentes submetidas no passado mês de Dezembro revelam que os engenheiros da Porsche aproveitaram a maior parte da plataforma MSB, mas desenharam depois um novo sistema de montagem traseira (incluído na própria estrutura, logo mais rígido) para os componentes eléctricos.

Espera-se que a sua entrada no mercado seja feita no final de 2017 ou no início de 2018 e que o nome, ainda não definido, possa reflectir a tipologia de cada modelo: 718 para a versão eléctrica e 818 para a versão a hidrogénio.

 

 

 

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Há um novo espaço de cowork em Lisboa
Marketeer
Renault testa serviço de carsharing com veículos autónomos