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Ensaio: Seat Leon SC 2.0 TDI CR 184 CV S&S

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O Seat Leon SC 2.0 TDI CR 184 cv será sempre uma visão rara nas estradas portuguesas, por todos os motivos e mais alguns. Neste segmento, as versões de três portas apresentam números de vendas residuais, sendo apenas procuradas por quem procura algo verdadeiramente desportivo. Ora, realmente desportivo na gama Leon é a versão Cupra, com o seu motor a gasolina com dois litros de capacidade e 280 cv de potência, à venda por um valor a rondar os 41 000 euros, que é exactamente o mesmo que vemos na etiqueta da unidade ensaiada, recheada de equipamento opcional. Sem esse recheio, o que deixa este Leon FR algo despido, já que lhe faltam elementos como os sensores de luz, chuva e estacionamento, os faróis integralmente em LED, ou o sistema de navegação.

A partir daqui, teremos de pensar nos 34.677 euros de PVP, que não são particularmente entusiasmantes, devido à referida relação preço/equipamento pouco competitiva. Continuando no contexto da gama Leon, esta versão TDI de 184 cv tem concorrência de todos os lados. Se é claro que a derivação de 150 cv deste mesmo bloco faz pouco sentido, tendo em conta os cerca de 1000 euros que separam ambas, o mesmo não se pode dizer dos menos 8000 euros que custa a versão 1.6 TDI de 110 cv. São menos 74 cv, que acrescentam três segundos na aceleração 0-100km/h e recuperações menos céleres, mas é muito dinheiro por uma diferença tão reduzida.

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Poderá argumentar-se que há quem não dispense ter muita potência sobre o pé direito, o que é perfeitamente legítimo, mas esses terão, pelo preço do Leon SC 1.6 TDI, a versão a gasolina 1.8 TSI de 180 cv, com prestações equivalente ao mais potente dos Diesel e uma superior qualidade de condução.

Este ponto é, de facto, importante, pois este bloco 2.0 TDI não impressiona pela sua suavidade. Mal se dá ordem de ignição ao mesmo, fica patente que estamos perante um motor de ciclo Diesel, pelas variações e ruídos oriundos do compartimento do motor, demonstrando que este Leon ainda tem algumas arestas a limar no que toca à insonorização.

Já no que se relaciona com a disponibilidade dos 184 cv, o resultado é muito mais agradável. Ainda que duas últimas relações de caixa sejam bastante longas, o motor é bastante elástico, oferecendo potência suficiente em todos os regimes e, acima de tudo, imensa suavidade. Tudo isto é acompanhado por comandos de tacto irrepreensível, completamente à prova de erros. O Grupo Volkswagen continua a produzir dos melhores conjuntos caixa/embraiagem, principalmente evidente nas motorizações alimentadas por gasóleo.

Continuando na senda do combustível, que é um dos principais motivos para se optar por uma versão deste género, o Leon 2.0 TDI 184 cv é naturalmente mais económico que o seu irmão 1.8 TSI, mas não é propriamente frugal nem será esse argumento a marcar a escolha de um qualquer comprador. Médias de consumo abaixo dos 6l/100 km só com ovos escondidos sobre o pedal do acelerador, sendo que não é difícil elevar bastante estes números, principalmente se usufruirmos da imensa disponibilidade do motor alemão.

Uma das vantagens de se optar pela versão Diesel mais potente da gama em relação ao seu irmão de 110 cv, para além das evidentes diferenças nas prestações, é o facto de acedermos ao eixo traseiro com suspensão independente, muito mais evoluído que o eixo de torção presente nas versões com menos de 150 cv de potência. Se o Leon já é amplamente competente na relação entre o conforto e comportamento, aqui ganha ainda uma superior elevação, exponenciada, no caso da unidade ensaiada, pela presença da suspensão de amortecimento pilotado, DCC.

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Controlado pelos quatro modos do Seat Drive Profile, que também incide sobre o peso da direcção e resposta do acelerador, é possível escolher o acerto da suspensão entre os modos Confort, Normal e Sport. No dia-a-dia, o primeiro é a escolha ideal, pois é a única forma de obter um pisar suficientemente confortável e escamotear o peso não-suspenso das jantes de 18” presentes na unidade ensaiada. Mesmo na afinação mais confortável, a carroçaria apresenta um bom controlo dos seus movimentos, mas o modo Sport melhora ainda mais a experiência de condução, tornando o Leon num automóvel extremamente competente na vertente dinâmica, fruto da muito boa precisão da direcção e controlo do rolamento da carroçaria, o que permite colocar a frente exactamente no local que desejamos. Nesta altura, damos valor aos 184 cv do motor Diesel, que parecem encaixar com os limites do chassis, ainda que a faixa de utilização muito mais reduzida do que num motor a gasolina nos deixei um certo amargo de boca. Mas é o preço a pagar por custos de utilização mais reduzidos e pela possibilidade de abater parte do IVA nas contas da empresa.

Seja qual for a motorização escolhida, o Leon SC apresenta uma excelente posição de condução, com muitas e amplas regulações, uma qualidade de construção que o coloca entre os melhores do segmento, misturada com um desenho pouco inspirado e menos refinado que o do seu irmão da Volkswagen, o Golf.

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A escolha pela carroçaria de três portas implica menos espaço no banco traseiro, fruto da linha de tejadilho muito descente, que não deixa muito espaço para adultos de maior estatura. O acesso é mais difícil, mas perfeitamente acessível a qualquer pessoa na plenitude das suas capacidades físicas.

Em resumo, o Seat Leon SC 2.0 TDI CR 184 CV S&S é um automóvel com poucos defeitos, mas a sua pouco interessante relação preço/equipamento coloca-o demasiado perto de propostas oriundas de marcas com imagens muito mais fortes, por isso continuaremos a ver, essencialmente, as versões 1.6 TDI.

FICHA TÉCNICA

Motor
Tipo 4 cilindros em linha, transv., inj. common-rail, turbo
Cilindrada 1968
Diâmetro x curso (mm) 81,0×95,5
Taxa compressão 15,8:1
Potência máxima (cv/rpm) 184/3500-4000
Binário máximo (Nm/rpm) 380/1750-3000
Transmissão e direcção
Tracção Dianteira
Caixa Manual de 6 velocidades
Direcção Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) 4236/1810/1431
Distância entre eixos (mm) 2599
Largura de vias fte/tras. (mm) 1534/1511
Travões fr/tr. Discos ventilados/discos
Peso (kg) 1195
Capacidade da bagageira (l) 380
Depósito de combustível (l) 50
Pneus série 225/45 R17
Pneus do modelo ensaiado 225/40 R18
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) 7,4
Velocidade máxima (km/h) 228
Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) 3,8/5,2/4,2
Emissões de CO2 (g/km) 109
Preço (Euros) 34.677
Versão ensaiada (Euros) 41.444

 

Equipamento

Série

Airbag para condutor e passageiro
Airbags laterais dianteiros
Airbags de cortina
Controlo electrónico de estabilidade (desligável)
ABS
Cintos dianteiros com pré-tensores e limitadores de esforço
Fixações Isofix
Ar condicionado automático com regulação independente
Cruise-control
Computador de bordo
Volante em pele
Volante em pele regulável em altura e profundidade
Vidros eléctricos
Rádio leitor de CD
Ligação bluetooth
Faróis de nevoeiro
Espelhos retrovisores exteriores com regulação eléctrica+rebatimento eléctrico
Fecho centralizado com comando à distância

Opcionais da versão ensaiada

Alarme volumétrico (€303)
Pacote dinâmico FR: controlo adaptativo da suspensão + direcção progressiva (€669)
Pacote assistência à condução: camara multifunções que inclui assistente de máximos + assistente de faixa de rodagem (€303)
Pneu suplente de emergência (€51)
Pacote Titanium II: jantes liga leve 18″ performance titanium + retrovisores na cor titanium (€808)
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com sistema óptico (€495)
Bancos desportivos em Alcantara (€505)
Pacote iluminação interior com leds (€62)
Serviço mapcare: actualização da cartografia para sistema de navegação – duas vezes por ano durante três anos (€107)
Sistema de som Seat: inclui 10 colunas (€253)
DAB – transmissão audio digital (€202)
Pacote segurança: avisador de colocação dos cintos de segurança traseiros + sistema de detecção de fadiga (€132)
Pacote conveniência: sensor de luzes + sensor de chuva + espelho interior anti-encadeamento (€111)
Pacote inverno: bancos dianteiros aquecidos + lava faróis + jacto de agua do lava para brisas aquecido (€379)
Faróis Full LED: dianteiros, traseiros e luzes de dia (€1005)
Cruise control adaptativo: inclui sistema de monitorização de condução (€489)
Pacote arrumação: gaveta sob o banco do condutor + consola central com abertura para objectos + apoio de braço dianteiro + saída de ar traseira (€85)
Sistema de navegação: ecrã policromático de 5,8″ táctil + radio com leitor de cd e de cartão sd + 8 altifalantes + aux-in e usb + bluetooth + conexão mitsumi (€657)

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