Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

ANECRA debate sector automóvel na Beira Interior

oficina

A Associação das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) vai debater a situação do sector automóvel nacional no próximo Encontro Empresarial do Sector Automóvel da Beira Interior, o qual terá lugar no dia 9 de Maio na Covilhã.

Direccionada essencialmente para as empresas do sector automóvel na região, esta sessão plenária que terá lugar no Hotel Tryp Covilhã Dona Maria Hotel, na Covilha, vai decorrer entre as 11h00 e as 13h00 do dia 9 de Maio, com a ANECRA a disponibilizar às empresas diversos esclarecimentos relativamente à Segurança e Saúde no Trabalho, Licenciamento Oficinal, Seguro de Responsabilidade Ambiental, Formação Profissional e Certificados Digitais para Comércio de Usados, entre outros assuntos. Antes, até às 11h00, a ANECRA disponibilizará apoio individualizado às empresas da região.

O encontro visa também analisar algumas das questões que atualmente mais preocupam os empresários do sector, tanto na área do Comércio como da Reparação Automóvel, com a ANECRA a enfatizar que, apesar dos bons resultados nas vendas de veículos novos ao longo de 2014 e de 2015, “não há ainda muito otimismo relativamente ao crescimento do sector automóvel”.

Em comunicado, a ANECRA enfatiza que, não obstante o crescimento de 29% no primeiro quadrimestre face ao período de 2014, “este crescimento de vendas ainda fica aquém dos valores médios de vendas registado no período similar dos últimos 23 anos. Contrariando o crescimento verificado nas vendas de veículos automóveis, no primeiro quadrimestre deste ano, a situação das empresas de reparação e manutenção automóvel, em especial as independentes/multimarcas, tem vindo a degradar-se. Há cada vez mais oficinas clandestinas de reparação automóvel, numa altura em que surgem dados que contrariam o continuado encerramento das oficinas a nível nacional”.

Neste âmbito, aquela associação pretende apresentar propostas consideradas prioritárias no âmbito do “Manifesto da ANECRA em Defesa do Sector Automóvel”, as quais visam combater a economia paralela, “realidade que se assume cada vez mais como altamente gravosa para os empresários cumpridores, face à forte concorrência desleal e à evasão fiscal que é praticada pelas oficinas clandestinas”.

Também nesta sessão de trabalho promovida pela ANECRA serão tidos em conta o debater sobre a Fiscalização Ambiental que irá ser levada a cabo pela IGAMOT e SEPNA no segundo semestre de 2015 junto das oficinas de reparação e manutenção automóvel.

“Tal situação impõe uma sensibilização das mesmas sobre as exigências ambientais do sector. A ANECRA quer, igualmente, esclarecer e sensibilizar os seus associados da forma como poderão preparar as suas oficinas na prevenção e reparação de danos ambientais”, refere ainda a associação, que, por fim, propõe dinamizar o Portal do Automóvel, que pretende juntar as oficinas da reparação automóvel e consumidores num portal da Internet.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube