Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Jaguar Land Rover quer accionar escovas do vidro traseiro só com o olhar

see-940x550_tcm119-150019_desktop_940x550

O futuro está cada vez mais próximo. O grupo Jaguar Land Rover está a desenvolver um sistema que permite ligar automaticamente o limpa-pára-brisas do vidro traseiro através do olhar do condutor, para que o vidro esteja sempre limpo quando o condutor necessite de observar os objectos que estão situados atrás.

Esta tecnologia baseia-se na mesma criada para emitir alertas caso a atenção do condutor diminua ou este tenha dificuldades em manter-se acordado e permite determinar para onde está direccionado o olhar de quem conduz, mesmo se este utilizar óculos de sol.

O limpa-pára-brisas traseiro já tem de estar ligado e a trabalhar intermitentemente mas o seu modo de funcionamento usual faz com que o intervalo entre cada acção de limpeza da escova seja maior do que o observado nas escovas dianteiras, criando a possibilidade de o condutor ter de esperar para que a escova limpe o óculo traseiro.

Segundo a patente a que o site Gizmodo UK teve acesso, recebeu a denominação “Sistema de Limpeza de Pára-Brisas para Veículos”, descrevendo o modo de funcionamento desta tecnologia e a integração do sistema. Em traços gerais, o condutor olha para o espelho retrovisor interior e as escovas traseiras limpam o vidro. Recorde-se que em Janeiro a Jaguar Land Rover havia anunciado parcerias com a Intel e com a Seeing Machines, sendo esta última reconhecida pelos seus dispositivos de reconhecimento de expressões humanas, nomeadamente ao nível do olhar.

Associada à patente está a seguinte descrição: “um problema encontrado  com o actual sistema de escovas traseiro é que quando o condutor decide observar o ambiente atrás do veículo olhando pelo espelho retrovisor, o óculo traseiro pode não ser limpo e pode estar sujo apesar de os limpa-vidros estarem ligados pelo condutor. Isso deve-se ao facto de o momento em que o condutor olha para trás pode surgir no intervalo entre passagens das escovas. Isso não é vantajoso e pode levar a que o condutor tenha de ajustar manualmente o controlo do limpa-vidros para limpar uma única vez”.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Carlos Coelho no encerrramento da XVIII Conferência Human Resources
Marketeer
Dona da Louis Vuitton investe em marca optimista