Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

David Trimble abordou desafios da paz em conferência da Mazda em Barcelona

david trimble

Procurando dar o seu contributo para um mundo melhor, a Mazda levou a cabo a primeira de uma série de três conferências dedicadas ao debate de assuntos políticos e sociais, com Lorde David Trimble a figurar como moderador deste primeiro evento que teve lugar no Mazda Space em Barcelona, Espanha.

Elemento fundamental na condução do processo de paz que colocou um ponto final em décadas de conflito na Irlanda do Norte, David Trimble foi distinguido com o Nobel da Paz em 1998, juntamente com John Hume, com os esforços de ambos a serem reconhecidos pela Fundação Nobel.

Esta primeira conferência das denominadas ‘Barcelona Challengers Conferences’ teve como tema central “Construir Pontes – Como a Paz é Alcançada”, com o antigo primeiro-ministro da Irlanda do Norte a recordar os desafios e os anseios que nortearam a negociação do acordo de Belfast, assinado a 10 de Abril de 1998. Defendendo a ideia de que “a violência torna sempre a situação pior”, Trimble destacou a importância do diálogo como peça fundamental para desbloquear situações de impasse, dando igualmente destaque a outras duas premissas: a compreensão do contexto geral da época em questão e a obrigatoriedade de partir para a via da negociação com a “mente aberta” em termos de concessões.

Dessa forma, David Trimble enalteceu que é essencial compreender a posição “do outro” e que o objectivo derradeiro de qualquer negociação deve ser a valorização de um acordo benéfico para todas as partes e não apenas para uma delas, promovendo até a ideia de que a existência de condições prévias de parte a parte pode ser algo bom: “Decidimos que o acordo [na Irlanda do Norte] não seria obtido através da unanimidade, mas sim por algo a que chamámos ‘consenso suficiente'”, recordou Trimble, acrescentando que apenas quando o contexto se alterou é que nasceu a possibilidade de debater as bases para um acordo de paz na Irlanda do Norte.

Poder da argumentação

Com o actual clima geo-político a deixar patentes potenciais crises políticas, militares e sociais, Trimble abordou a questão do terrorismo e considerou que para levar a melhor sobre os terroristas é determinante combater as ideologias propagadas por esses grupos. Segundo o Nobel da Paz de 1998, “com o terrorismo há sempre uma ideologia que é preciso combater com um debate no espaço público, para mostrar que existe uma forma diferente – e acertada – de fazer as coisas”.

As crescentes tensões em diversas regiões do mundo e os conflitos que se têm vindo a gerar em pontos como o Médio Oriente ou na Ucrânia também foram debatidos por Trimble, que se mostrou preocupado com a potencial escalada de violência nesses pontos do globo. De igual forma, salientou que muitas destas situações problemáticas advêm de governos fracos ou ineficazes, mas também de estruturas sócio-económicas deficitárias, enfatizando que a pobreza é um foco potenciador de conflitos e de desequilíbrios regionais.

Mazda no desafio às convenções

Dedicadas a questões políticas e sociais, as ‘Barcelona Challengers Conferences’ destinam-se a uma audiência internacional de estudantes e a diversos meios de comunicação europeus. Tendo como base a parceria estabelecida entre a Mazda e as duas últimas edições da Cimeira Mundial dos Laureados com o Prémio Nobel da Paz, David Trimble foi o primeiro a participar nestas conferências. No segundo evento, a realizar em meados de Junho, será a activista da Libéria, Leymah Gbowee, a marcar presença, falando sobre as mulheres e questões de liderança no Século XXI. Para Setembro está agendado o terceiro e derradeiro encontro.

A associação da Mazda a esta série de eventos deriva da intenção da marca de Hiroshima de incentivar à inovação e à melhoria das situações a nível global. O presidente e CEO da Mazda Motor Europe, Jeff Guyton, destacou que este esforço da Mazda está intimamente ligado à vontade de mudar para melhor e de ajudar diversas histórias inspiradoras a ganharem maior difusão.

“Temos acesso a diversas histórias inspiradoras e queremos que essas mesmas histórias cheguem a mais pessoas, com a organização de conferências e workshops para ajudar este projecto”, refere Guyton. “Enquanto marca desafiadora, nós na Mazda temos profundo respeito por aqueles que desafiam as convenções para tornar o mundo num sítio melhor. As ‘Barcelona Challengers Conferences’ oferecem uma plataforma para os líderes do futuro trocarem ideias e retirarem inspiração de personalidades reconhecidas que já contribuíram de forma extraordinária para a paz”, acrescentou o responsável máximo da marca no Velho Continente.

Kawamura recebe prémio

Enfatizando o seu papel como motivadora da criatividade no desafio às convenções, a Mazda entregou o prémio ‘Make Things Better’ (Tornar a Situação Melhor) à jovem japonesa Yuka Kawamura. Este galardão de cariz anual engloba um prémio de 10.000 euros e foi criado em 2013 como incentivo a jovens com menos de 30 anos que apresentem ideias que visem melhorar o quotidiano das pessoas, recorrendo a modernas ferramentas de argumentação.

kawamura

Kawamura, estudante japonesa de relações internacionais, viu o seu projecto de criação de uma plataforma online interactiva de acesso gratuito para serviços de orientação e aprendizagem a jovens e estudantes de todo o mundo ser o eleito nesta segunda edição, sucedendo ao finlandês Antti Junkkari.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube