Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Swisscom estreia automóvel sem condutor nas estradas de Zurique

eed2d8d401

A empresa de telecomunicações Swisscom revelou o seu primeiro automóvel sem condutor, que já circula pelas ruas de Zurique, produzido em cooperação com o Departamento Federal do Ambiente, Transportes, Energia e Comunicações da Suiça e o Laboratório de Autónomos alemão.

O modelo escolhido para protagonizar esta experiência foi um Volkswagen Passat, equipado com sensores, computadores de bordo e um software especial. A condução, travagem e direcção fica a cargo do computador, enquanto a presença de outros veículos é detectada através de lasers, radares e câmaras. Toda esta informação é compilada e processada por um software que reconhece as situações e toma as decisões.

Apesar do cariz autónomo do automóvel, condutores profissionais estiveram atrás do volante durante os testes que decorrem até amanhã, 14 de Maio, para assegurar a execução de manobras de segurança, caso seja necessário.

Esta iniciativa tem como objectivo recolher informação empírica para que a empresa de comunicações possa apostar nesta área no futuro. “Sistemas de controlo de trânsito eficientes resultam em menos congestionamento, o que, por sua vez, contribui para o meio ambiente e reduz os custos económicos: boas razões para a Swisscom se envolver no problema da mobilidade do futuro”, afirma a empresa sobre as vantagens deste investimento, em comunicado.

No entanto, Christian Petit, executivo da Swisscom assegura que a empresa “ não quer entrar na indústria automóvel”, acrescentando que “inovações futuras nesta indústria estarão centradas na rede com o ambiente e, por essa razão, os automóveis sem condutor é um exemplo primordial da digitalização e, consequentemente, é de grande interesse para nós”.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Fred Castro: O propósito está onde menos se espera
Marketeer
Renault testa serviço de carsharing com veículos autónomos