Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ciclovia holandesa produz energia solar

A Holanda é conhecida pela vasta utilização de bicicletas em detrimento de automóveis e, por isso mesmo, são vários os quilómetros de ciclovia que existem no país da ‘Laranja Mecânica’. É numa destas ciclovias, em Krommenie, que foi instalada a SolaRoad, onde foram colocados painéis solares e vidro temperado que, em combinação, permitem gerar electricidade.

Com duração prevista de três anos (terminou agora a primeira fase), este investimento de 3.2 milhões de euros está a superar as expectativas, visto que a tecnologia implementada pelos 70 metros de via dedicada aos ciclistas já gerou mais de 3 mil kWh, valor que corresponde à electricidade necessária para utilização de uma pessoa num ano.

A ciclovia inclui ainda sensores que poderão mais tarde ser usados para registar dados acerca do tráfego, sendo que, através dos mesmos mecanismos, os organizadores do projecto vão apostar num sistema que pode enviar energia para os veículos.

Como funciona esta estrada que gera electricidade?

A SolaRoad funciona como um ‘laboratório’ de 70 metros que consiste num caminho ciclável construído de módulo de cimento de 2.5 a 3.5 metros. Numa faixa, células solares são colocadas debaixo de uma camada de vidro temperado com cerca de 1 cm de espessura. Não existem células solares colocados na outra faixa, a qual serve de referência e para testar diferentes tipos de revestimento. A energia solar desta estrada é transportada para a rede eléctrica e pode ser usada, por exemplo, para iluminação das estradas, sinais de trânsito ou, parcialmente, para automóveis eléctricos.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Neves de Almeida HR Consulting nomeia CEO
Marketeer
Renault testa serviço de carsharing com veículos autónomos