Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Toyota prepara coupé abaixo do GT86

toyota

Motivada pelo relativo sucesso comercial obtido pelo Toyota GT86, desenvolvido em parceria com a Subaru, a marca de Akio Toyoda está a equacionar a produção de um coupé desportivo mais pequeno do que o GT86, mas mais acessível.

Segundo o site australiano Motoring, este projecto, que por enquanto tem o nome de código 69DZ, poderá chegar em 2018, equipado com motor 1.5 2NR-FKE de quatro cilindros e potência em redor dos 130 cv, apostando na redução do peso para prestações desportivas. Segundo fonte próxima da marca em declarações à Motoring.com.au, este novo Toyota terá peso em redor dos 980 kg e tracção traseira.

O futuro Toyota coupé contará com opções de caixa manual e automática, ambas de seis relações projectadas pela Aisin.

“Os projectistas têm um protótipo finalizado que pode muito bem ir para produção como está”, refere essa fonte, acrescentando que a vertente estética foi inspirada no histórico Toyota 800, modelo lançado na década de 1960.

Ao que tudo indica, esse modelo retira também alguma da inspiração do GT86 Style Cb (diminutivo para Cool Beauty), concept desenhado por uma equipa de design feminina e que chegou aos concessionários nipónicos da Toyota em números muito limitados no passado mês de Abril (na imagem).

Um dos elementos estéticos mais relevantes estará na frente, com o capot a apresentar um alto proeminente, de forma a acomodar o motor e também para criar uma zona de absorção de impactos para peões de 90 mm.

A preparação deste modelo estará a cargo de Tommi Makinen, antigo piloto de ralis com vários sucessos na sua carreira no WRC. Actualmente, o finlandês tem estado ligado ao desenvolvimento de modelos da marca nipónica, encarregando-se de acertar a vertente dinâmica.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube