Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Audi A4 aposta na inovação técnica

[easingslider id=”17344″]

A Audi revelou oficialmente a nova geração do A4, modelo que se reveste de grande importância para a marca de Ingolstadt. Contudo, quem esperava uma revolução estética ficará desapontado, na medida em que a novo A4 segue uma tendência de evolução nas suas linhas, seguindo de perto a imagem das anteriores gerações.

Na frente, a grelha hexagonal (SingleFrame) está mais ampla, integrando várias lâminas horizontais, havendo ainda que notar os faróis (que podem receber tecnologia LED e Matrix LED opcionalmente) com silhuetas mais trabalhadas. Atrás, também não se verificam grandes rasgos de criatividade, com os faróis (com tecnologia LED integrada) a contribuírem para uma imagem dinâmica e jogando com a linha marcante que atravessa a carroçaria de perfil.

Considerações estéticas à parte, o Audi A4 destaca-se pela ‘cura’ de emagrecimento a que foi sujeito, com redução até 120 kg no peso total dependendo do motor em causa. A marca explica que esse objectivo foi alcançado graças à “combinação inteligente de materiais e à construção de baixo peso”. Além disso, a Audi enaltece ainda ganhos consideráveis ao nível da redução do ruído interior e das vibrações. Outro campo no qual a marca germânica depositou grandes esforços foi no da aerodinâmica, com a berlina a apresentar um coeficiente de apenas 0.23 Cx.

Com 4,73 m de comprimento e 2,82 m de distância entre eixos, a Audi indica que o novo A4 oferece espaço “generoso” para todos os ocupantes, com linhas suaves a marcarem o desenho do habitáculo. No tablier, destaque para as grandes saídas do sistema de climatização e para a superfície decorada, sendo prometido grande cuidado ao nível dos materiais e da montagem dos diversos elementos.

Em termos de motorizações, o lançamento no mercado germânico será feito com sete opções entre os 150 cv e os 272 cv, das quais três TFSI a gasolina e quatro TDI, todos eles com aumentos de potência em relação aos modelos equivalentes da geração anterior. Ao mesmo tempo, o consumo médio foi reduzido em até 21% no cômputo da gama.

O Audi A4 2.0 TDI de 150 cv ultra apresenta consumos de apenas 3,7 l/100 km e emissões de 95 g/km de CO2 (3,8 l/100 km e 99 g/km para a versão Avant), havendo ainda que notar a existência de dois blocos 3.0 TDI de seis cilindros de 272 cv de potência. Quando aos modelos a gasolina, novos métodos de combustão promovem melhorias na eficiência, iniciando-se a gama de opções com o 2.0 TFSI de 190 cv com consumo médio de 4,8 l/100 km e 109 g/km de CO2 (5,0 l/100km e 114 g/km para a Avant).

Cada motor terá à disposição três opções de caixas: manual de seis velocidades, dupla embraiagem S-Tronic de sete velocidades e automática de oito velocidades. Os modelos com mais de 190 cv contarão com sistema Audi Drive Select para controlo dinâmico do chassis.

Em termos de equipamento, destaque para a integração da tecnologia Audi Virtual Cockpit, um ecrã TFT de 12.3 polegadas que substitui o tradicional painel de instrumentos analógico com uma variante digital altamente personalizável e moderno. Na consola central existe mais um ecrã táctil de 8.3 polegadas para o nível de equipamento com o mais evoluído sistema MMI da Audi.

No caso da versão Avant, destaque ainda para a tecnologia de abertura independente da porta da mala, graças à existência de um sensor que permite abrir e encerrar a tampa da mala. A este respeito, a porta tem sempre accionamento eléctrico, sendo que o sensor é opcional. A sua capacidade é de 505 litros, podendo chegar aos 1510 litros com o rebatimentos dos bancos traseiros.

Em termos de infoentretenimento, o A4 possibilita a integração com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay e revela como grande atractivo a possibilidade de equipar um poderoso sistema de som Bang & Olufsen com 19 altifalantes num total de 755 watts.

Por enquanto, a marca apenas revelou os modelos ‘base’, sendo de esperar a chegada também de versões S4 e Allroad no início do próximo ano. A nova geração do A4 será apresentada publicamente no Salão de Frankfurt em Setembro.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...