Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Renault Talisman pronto para ‘atacar’ segmento D

[easingslider id=”18573″]

Procurando recolocar-se em posição de destaque no segmento D, onde o Laguna foi perdendo força ao longo dos últimos anos, a Renault revelou hoje em Paris o novo Talisman, berlina na qual deposita grandes esperanças.

O novo modelo da marca gaulesa incorpora as mais recentes tecnologias e soluções técnicas para fazer face às berlinas germânicas Premium, revelando estilo em consonância com a nova linguagem estética da Renault. Na frente, destaque para os faróis com tecnologia Full LED e nova assinatura digital, enquanto na traseira, o foco está colocado nos farolins com LEDs. Igualmente importante é a promessa de dinâmica de condução apelativa, capaz de agradar aos condutores mais exigentes.

Com 4,85 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e 1,46 metros de altura, a marca promete habitáculo espaçoso, mercê dos 2,81 metros de distância entre eixos, e ampla capacidade para a bagageira. Na construção do habitáculo, a Renault garante ter utilizado materiais requintados e acabamentos cuidados para uma experiência mais Premium.

Exemplos disso são as especificidades aplicadas nos bancos, com os dianteiros a disporem de ventilação e funcionalidade de massagem (dez vias de regulação), dispondo de estrutura sub-rígida (Cover Carving Technology), ao passo que nos traseiros aplicou-se espuma de densidade variável e apoios de cabeça rotativos.

No equipamento de personalização, destaque para as nove cores metalizadas com verniz de alta resistência disponíveis para a carroçaria e para o leque de jantes disponíveis entre as 16 e as 19 polegadas.

Em termos técnicos, o novo Talisman apresenta também diversas estreias, sendo que a mais sonante passa pela aplicação de quatro rodas direccionais (4Control) em conjunção com a tecnologia de amortecimento pilotado. Outra estreia é o sistema Multi-Sense, que actua ao nível dos parâmetros do motor e da suspensão, dispondo de cinco modos de funcionamento: Eco, Neutro, Sport, Perso e Confort, cada um deles com características distintas.

Assente na plataforma CMF, o novo Talisman beneficia de concepção modular que promove maior ligeireza e baixo peso do conjunto. Quanto às motorizações, o Talisman recorre ao blocos já vistos no Espace, a saber, os novos blocos a gasolina Energy TCe de 150 cv e de 200 cv (ambos com caixa EDC7) e três blocos a gasóleo dCi, com 110 cv, 130 cv e de 160 cv. Destes três motores Diesel, os dCi de 110 e de 130 cv podem ser associados a caixas manuais de seis velocidades ou a automática de igual número de relações (EDC6), enquanto a versão mais potente contará apenas com caixa automática de seis relações EDC6.

Todos os motores cumprem a escrupulosa norma anti-poluição Euro 6, tirando partido de diversas soluções retiradas do universo da competição e, em específico, da Fórmula 1, como a recuperação de energia da fase de travagem ou aplicação de dupla sobrealimentação consoante o caso.

Tónica na tecnologia

Quanto à tecnologia a bordo, esta nova berlina beneficia do novo sistema R-Link 2, associado a ecrãs tácteis (de 7” ou de 8.7”), com aplicações disponíveis na R-Link Store, painel de instrumentos digital, ambientes interiores personalizáveis e sistema de som de alta-fidelidade providenciado pela Bose. As ajudas à condução e sistemas de segurança também estão em grande destaque, com tecnologias como o alerta de saída da faixa de rodagem, travagem activa de emergência, cruise control adaptativa, alerta de distância de segurança, aviso de objectos no ângulo morto, câmara de marcha-atrás, gestão automática dos faróis e estacionamento ‘mãos-livres’.

Produzido na fábrica de Douai, o novo Talisman chegará ao mercado nacional na primeira semana de Novembro.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...