Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Acidentes com bicicletas sobem quase 9% em 2014

ciclistas

O número de acidentes envolvendo ciclistas aumentou quase 9% em 2014 comparativamente a 2013, traduzindo assim um incremento substancial na quantidade de sinistros em que estiveram envolvidos condutores de bicicletas.

De acordo com um relatório emitido pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), registou-se em 2014 um total de 1914 acidentes com bicicletas, mais 152 do que no ano anterior, quando esse valor foi de 1762 acidentes.

Desses quase dois mil acidentes resultaram 19 vítimas mortais, menos uma do que em 2013, correspondendo a 6% do total de mortes ocorridas nas estradas nacionais. O documento destaca que nove dessas 19 vítimas tinham idade igual ou superior aos 65 anos. Já o número de feridos graves aumentou para 120, mais 33 do que no ano transacto.

De acordo com o mesmo relatório, publicado no site daquela entidade, o número de acidentes com bicicletas corresponde a uma percentagem de 4% no valor total dos sinistros reportados em 2014. Os feridos ligeiros continuam a protagonizar a maior fatia das estatísticas, com 1689 feridos sem gravidade, mais 118 do que em 2013.

O aumento do número de acidentes com ciclistas traduz, de alguma forma, a entrada em vigor das alterações ao Código da Estrada, as quais ofereceram mais direitos aos condutores de bicicletas, nomeadamente na circulação a par na faixa de rodagem destinada aos automóveis, prioridade em cruzamentos e rotundas em que esse seja o caso definido pelas regras de trânsito do local e proibição de circulação em passeios ou em contramão.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...