Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Passat GTE junta-se à gama de híbridos desportivos da Volkswagen

Volkswagen Passat GTE und Passat GTE Variant

A Volkswagen apresentou mais um modelo para a sua gama de híbridos de elevadas prestações: depois do Golf GTE, chegou a vez do Passat receber igualmente uma variante Plug-in híbrida, tanto em versão berlina como carrinha.

Com este lançamento, a marca de Wolfsburgo dá mais um passo em frente na promoção da mobilidade sustentada, oferecendo uma combinação entre um modelo com zero emissões e motorização térmica para providenciar um comportamento mais desportivo.

O sistema híbrido do Passat GTE combina o mesmo bloco a gasolina de 1.4 litros turbo de injecção directa já conhecido do Golf GTE, mas neste caso com potência ‘esticada’ até aos 156 cv (mais 6 cv do que anteriormente), enquanto o binário é de 250 Nm (mais 20 Nm). Associado a este está um bloco eléctrico de 115 cv, alimentado por baterias de iões de lítio, sendo que a potência combinada do sistema ascende a 218 cv, enquanto o binário é de 400 Nm.

Tirando partido da disponibilidade imediata do binário, característica dos veículos eléctricos, o Passat GTE acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,9 segundos, apesar de apresentar mais 280 kg do que um Passat 1.4 TSI não híbrido, devido ao peso das baterias. A velocidade máxima anunciada é de 222 Km/h.

A bateria pode ser recarregada em 2h30 num posto de carga rápido, ou em 4h15, numa vulgar tomada doméstica de 220 Volts. Com tracção dianteira, a potência é gerida por uma caixa automática com dupla embraiagem de seis velocidades. O Passat GTE promete um consumo na ordem dos 1,9 l/100 km, embora a autonomia eléctrica ajude a neste capítulo, com 50 quilómetros de autonomia (velocidade máxima limitada a 130 km/h). Tal como sucede no Golf GTE, o Passat GTE arranca em modo 100% eléctrico, prosseguindo dessa forma até que exista maior intensidade na aceleração, obrigando assim à entrada em acção do motor térmico. Por outro lado, o botão GTE desperta o carácter mais desportivo deste Passat, mobilizando a potência total do sistema pela combinação dos dois motores.

passat gte 2

Tirando alguns detalhes específicos, como a lâmina azul no topo da grelha, que identifica a família de modelos GTE, da Volkswagen e a própria sigla GTE, espalhada em vários pontos do interior e exterior, este Passat híbrido Plug-in pouco se diferencia dos modelos com motores convencionais de combustão. Ainda assim, um dos pormenores que mais se diferencia é a adopção de luzes diurnas LED com formato em ‘C’, uma característica já vista noutros modelos ecológicos da VW.

O Passat GTE assume uma linha de equipamento específica, com Sistema de Travagem Pós-Colisão, Assistente Dianteiro de Tráfego (que inclui Travagem de Emergência em Cidade), sensor de chuva, tecnologia ParkPilot à frente e atrás e aplicações cromadas nas janelas laterai.

O Passat GTE e o Passat GTE Variant chegarão ao mercado europeu neste Outono, embora as encomendas tenham já começado.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...