Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Coimbra pretende abrir concurso para renovar frota de autocarros

SMTUCA Câmara Municipal de Coimbra pretende lançar um concurso público para a aquisição de cinco autocarros usados, num valor de cerca de um milhão de euros, com vista à renovação parcial da sua frota de transportes públicos, cuja idade média actual ronda os 14 anos.

A proposta de abertura de um concurso público para este investimento será apreciada e votada hoje na reunião do executivo da autarquia conimbricense, sendo que só após a sua aprovação será dará luz verde à aquisição de cinco autocarros para a frota dos Serviço Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

O valor desse concurso público situa-se ligeiramente abaixo de um milhão de euros (999.990 euros com IVA incluído), com a nota divulgada pela autarquia a adiantar que a empresa vencedora do mesmo terá de entregar as cinco viaturas num prazo máximo de 150 dias.

“A renovação da frota dos SMTUC tornou-se necessária nos últimos anos conquanto a actual frota apresenta uma média de 14 anos de idade”, justificou a câmara, que no final de 2014 colocou ao serviço do SMTUC cinco autocarros usados, mas mais recentes, procurando agora rejuvenescer ainda mais a idade média da sua frota com a aquisição de outros cinco veículos, também usados, mas de idade inferior à dos adquiridos em 2014.

Anualmente, cada autocarro percorre cerca de 70 mil quilómetros, com a edilidade local a enaltecer o facto de não se ter adquirido nos últimos quatro anos qualquer viatura nova e de contar apenas com dois veículos com idade inferior a cinco anos. Ainda com base em números, a Câmara de Coimbra explica que 40% dos veículos do SMTUC têm mais de 15 ano e cerca de 25% superam as duas décadas de serviço.

A frota do SMTUC é composta por 135 veículos de marcas distintas, separados entre autocarros comuns e tróleis eléctricos, além de contar ainda com quatro viaturas de transporte especial.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube