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Ensaio Ford Focus 1.5 TDCi Titanium: Proposta aliciante

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Com o intuito de manter o Focus na linha da frente no competitivo segmento dos familiares compactos, a Ford dotou o seu modelo de aspecto rejuvenescido e soluções técnicas melhoradas. Igualmente importante, o Focus adopta o mais recente motor 1.5 TDCi de 120 cv, bloco derivado do anterior 1.6 TDCi mas com credenciais melhoradas.

Antes, um pouco de história sobre o Focus. Tendo chegado ao mercado em 1998 para ocupar o lugar do icónico Escort, este modelo conta já com cerca de sete milhões de unidades vendidas na Europa no cômputo das gerações lançadas, tendo-se caracterizado desde o início pelo seu lado dinâmico aprimorado. A mais recente geração foi lançada em 2011, sendo agora o momento de receber uma actualização de meio de ciclo.

O novo Focus apresenta-se, assim, com um visual mais moderno e apelativo, sobretudo graças à nova grelha dianteira, que é actualmente uma das imagens características da marca norte-americana, mas também por intermédio dos faróis dianteiros redesenhados, que conferem ao Focus maior agressividade. Na traseira, as mudanças são mais ténues, demarcando-se, no entanto, pelo novo portão da mala e pelos farolins mais finos.

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As novidades também passaram pelo habitáculo, que beneficia de novo desenho do painel central, tornando-se mais intuitivo (graças à aplicação de menos comandos), num leque de alterações que também passaram pelo novo volante e pelos retoques em preto acetinado com aplicações em cromado para visual mais moderno. No topo de relevância em termos de novidades, nota para o sistema SYNC 2 de conectividade, ao qual regressaremos mais adiante. No túnel central, existe um novo espaço adicional e novo apoio de braços integrado e móvel, oferecendo maior funcionalidade aos ocupantes. A qualidade predomina no interior, com vários materiais macios ao toque e construção maioritariamente bem conseguida, sobretudo na parte superior do tablier e portas.

Confortável e astucioso

Em termos de convivência diária com este Focus, destaca-se o sistema de protecção das portas, para impedir aqueles desagradáveis, insuportáveis e, infelizmente, quase uma certeza, toques de porta com porta em parques de estacionamento. Assim que a porta abre, o limite exterior mais saliente da porta é ‘revestido’ por uma pequena cobertura de borracha. Um opcional de 152 euros no qual todas as marcas deveriam começar a apostar…

O espaço a bordo é bastante agradável, proporcionando viagens com desafogo aos passageiros, mesmo que atrás a largura interior não recomende o acomodamento de três adultos para longas distâncias. De resto, o espaço para as pernas e em altura é positivo para quem viaja atrás. Na bagageira cabem 363 litros, valor na média do segmento C, demarcando-se a mala pelo formato regular que facilita a arrumação de carga. Com o rebatimento dos bancos, esse valor aumenta para 1148 litros.

Se o comportamento dinâmico do Focus já era uma característica que lhe era reconhecida, o trabalho efectuado pelos engenheiros da Ford ao nível da suspensão e da direcção resultou em dinâmica ainda mais competente, aliando de forma eficaz conforto e agilidade em curva. Fundamentalmente, as alterações incidiram ao nível do reforço estrutural na frente, revisão da geometria da suspensão e afinação específica dos amortecedores.

Eficácia de respostas

Essas mais-valias também são auxiliadas pela eficácia de resposta do motor 1.5 TDCi de 120 cv, que vem tomar o lugar do anterior 1.6 TDCi. Na prática, partilham a mesma base, mas com diferenças técnicas que redundam numa cilindrada ligeiramente inferior. Ao volante, destaca-se pela rapidez das respostas, mesmo em baixas rotações.

Com efeito, pouco abaixo das 1500 rpm já se consegue retirar algum do potencial deste bloco turbodiesel, sendo fácil depois aproveitar o binário de 270 Nm disponível até às 3500 rpm, mostrando-se sempre pronto para responder às necessidades de cada momento. Além da prontidão de respostas em aceleração e da facilidade nas recuperações (graças a escalonamento acertado da caixa de seis velocidades), este motor destaca-se ainda pelo refinamento, com ruído pouco intrusivo no habitáculo, notando-se dessa forma o trabalho da marca ao nível do reforço dos forros do piso, de vidros laterais mais grossos e de melhor isolamento do compartimento do motor.

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Com consumo médio anunciado de 3,8 l/100 km, não conseguimos replicar esse registo ao longo do nosso ensaio, ainda que no cômputo geral o valor de 5,5 l/100 km obtido se tenha revelado interessante estando na média daquilo que os concorrentes do segmento alcançam.

Em termos de equipamento, destaque para o SYNC 2, uma evolução do sistema de conectividade apresentado anteriormente pela Ford e que se distingue pela possibilidade de ser comandado a partir de comandos verbais. A tecnologia tem por base o ecrã de oito polegadas e oferece ainda sistemas áudio, GPS, climatização e ligação a telemóveis. Por outro lado, o Focus pode também receber um sistema de estacionamento perpendicular (além do lateral), bastando ao condutor controlar os pedais do acelerador e do travão, ao passo que os sensores de estacionamento servem também para melhorar o sistema de travagem activa em cidade, conseguindo actuar de forma autónoma em caso de perigo em velocidades até aos 50 km/h (anteriormente, o raio de actuação era apenas até aos 30 km/h). De série, recebe elementos como o ar condicionado automático, cruise control.

Ponto bastante forte deste modelo é o seu preço final. E que preço! Proposto por 25.719 euros, o Focus 1.5 TDCi Titanium conta com um desconto de 2525 euros, a que pode ser adicionado ainda um outro desconto de 1900 euros caso o cliente opte pelo financiamento Ford Crédito. Ou seja, só aqui, o custo deste Focus fica reduzido a 21.294 euros. Mas há mais, na forma do equipamento Titanium gratuito, que inclui o Pack Driver III (Travagem Activa em Cidade, Sistema de Estacionamento Automático) e sistema de navegação SYNC 2 com auto-rádio Sony e nove altifalantes.

Veredicto

O Ford Focus é como o algodão: não engana. Seja em estradas sinuosas, onde se mostra seguro e dinâmico, seja em cidade, onde se revela sólido e refinado, o compacto familiar da Ford mantém o seu estatuto como um dos mais completos automóveis do seu segmento. Com este motor Diesel, a marca reforça também a sua eficácia, com uma variante bastante capaz nas prestações e, ao mesmo tempo, mais refinada no seu funcionamento. A ‘cereja no topo do bolo’ surge na forma do preço após descontos, que torna este Focus numa proposta única, sendo difícil encontrar um modelo com este conjunto de mais-valias no mercado por custo tão acessível.

FICHA TÉCNICA

Motor
Tipo 4 cilindros em linha, transv., inj. directa, turbo e intercooler
Cilindrada 1499
Diâmetro x curso (mm) 73,5×88,3
Taxa compressão 16,0:1
Potência máxima (cv/rpm) 120/3600
Binário máximo (Nm/rpm) 270/1750-2500
Transmissão e direcção
Tracção Dianteira
Caixa Manual de seis velocidades
Direcção Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) 4358/1823/1484
Distância entre eixos (mm) 2648
Largura de vias fte/tras. (mm) 1559/1549
Travões fr/tr. Discos ventilados/discos
Peso (kg) 1343
Capacidade da bagageira (l) 363-1148
Depósito de combustível (l) 53
Pneus (Série/unidade ensaiada)
205/55 R16 (225/50 R17)
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) 10,5
Velocidade máxima (km/h) 195
Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) 3,4/4,3/3,8
Emissões de CO2 (g/km) 98
Preço (Euros) 25.719
Versão ensaiada (Euros) 22.513 (com campanhas)

Equipamento

Série

ABS – Sistema de travões anti-bloqueio com EBD
ESP – Controlo electrónico de estabilidade (inclui EBA)
Airbags condutor e passageiro; Airbags laterais à frente; Cortinas laterais insufláveis
Cruise control
Imobilizador electrónico do motor
Sistema Stop/Start
Sistema de Controlo em curva
Indicador de pressão dos pneus
Sistema EasyFuel
Sistema ISOFIX
Ar Condicionado automático bi-zona
Coluna de direcção ajustável em inclinação e profundidade
Vidros escurecidos
Vidros eléctricos à frente e atrás
Sistema SYNC II com Assistência de Emergência Ford
Ecrã Táctil de 8”
Punho da alavanca das mudanças forrado a couro com friso cromado
Retrovisor interior electrocromático
Apoio de braços telescópico do lado do condutor
Espelhos retrovisores eléctricos aquecidos
Espelhos rebatíveis electricamente
Faróis de nevoeiro dianteiros
Sensor de luminosidade
Sensor de chuva

Opcionais da versão ensaiada
Jantes de Liga Leve 17” (254€)
Sistema de Chave Inteligente (305€)
Protecção de portas (152€)
Pack Driver III: Travagem Activa em Cidade, Sistema de Estacionamento Automático (Oferta)
Sistema de Navegação + SYNC II (Oferta)
Pintura metalizada (508€)

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