Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Mercado nacional cresce em Julho mas vendas abrandam

Mercado auto

O mercado automóvel em Portugal voltou a crescer em Julho, mas o ritmo de subida revela um abrandamento significativo em comparação com os meses mais recentes desde que o sector iniciou a sua escalada de recuperação no nosso país.

Segundo os dados revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), as vendas de automóveis novos em Portugal aumentaram 9,7% em Julho em comparação com o mesmo período do ano passado, representando um total de 15.548 veículos ligeiros comercializados no nosso país ao longo do último mês.

Apesar da subida face a Julho de 2014, o crescimento registado no mesmo mês de 2015 assinala um abrandamento face ao mês de Junho, no qual haviam sido matriculados 21.063 automóveis ligeiros de passageiros. No cômputo dos sete primeiros meses deste ano, a ACAP regista um total de 116.200 novos registos, num aumento de 29,2% face ao mesmo período do ano transacto.

Para o crescimento do mercado automóvel em 2015 muito tem contribuído o mercado frotista e de rent-a-car, além do aumento de procura por parte dos particulares. No cômputo dos veículos ligeiros (passageiros e comerciais), o mês de Julho traduziu-se num aumento de 10,5% em comparação com o mesmo mês de 2014, ou seja, um total de 18.086 unidades vendidas. O mercado de ligeiros comerciais, por seu turno, aumentou 15,7% em Julho, vendendo 1538 unidades no mês passado.

Por último, os veículos pesados tiveram uma subida mais acentuada, crescendo 34,5% (312 veículos) no mês de Julho face ao mesmo mês de 2014. Analisadas todas as tipologias do mercado de veículos, verifica-se um total de 18.398 unidades vendidas em Julho, num aumento de 10,9% face a 2014. No total dos sete primeiros meses do ano, o mercado de automóveis (no total) expandiu-se em 28%, assistindo-se à comercialização de 135.256 veículos.

Por marca, a Renault continua a liderar o mercado, com 13.406 veículos vendidos entre Janeiro e Julho, correspondendo a uma quota de 11,5%. A Volkswagen e a Peugeot surgem nas duas posições seguintes, com 11.290 e 11.147 unidades vendidas, respectivamente.

Veja as tabelas de dados aqui.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
O impacto da Inteligência Emocional nas empresas
Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus