Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ford Transit comemora cinco décadas de existência

TransitHeritage_07

Não sendo um desportivo ou um compacto familiar de longa tradição, a Ford Transit é um ícone por mérito próprio, comemorando em 2015 o seu 50.º aniversário. A carrinha comercial da Ford conta, assim, com um legado de cinco décadas de serviços à escala global, num caminho que se iniciou no dia 9 de Agosto de 1965, quando a primeira unidade da Transit deixou a linha de produção em Langley, Inglaterra.

Desde essa data, o sucesso comercial da Ford Transit é comprovado pelos perto de oito milhões de veículos produzidos das versões Transit e Transit Custom, num momento em que este modelo evoluiu de uma única variante para uma família completa de veículos da gama Transit.

Se ligadas pelos pára-choques, as unidades Transit deste cinquentenário dariam uma volta completa ao planeta Terra, volume que significa, também, que os clientes compraram, em média, uma Transit a cada 180 segundos ao longo deste período.

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=zDLwvZeQJM4[/youtube]

 

As primeiras unidades a serem comercializadas em Portugal remontam a 1966, um ano após o arranque da sua produção em Inglaterra, tendo registado um total de 708 unidades transaccionadas. No Verão de 1967, a Transit iniciou a sua produção, numa fase experimental, na fábrica de Azambuja, onde se manteve ao longo de 33 anos. Entre 1966 e 2014 foram vendidas em Portugal mais de 150.000 unidades Transit e Transit Custom.

A família Transit cresce

A mais recente expansão da gama Transit é representada por quatro novos modelos – Transit, Transit Custom, Transit Connect e Transit Courier – propostas que estão a registar um aumento em termos de procura, ajudando a tornar a Ford na marca de veículos comerciais mais popular na Europa no primeiro trimestre de 2015, com as vendas a crescerem 42%, comparativamente ao mesmo período do ano anterior.

“Os modelos Ford Transit desempenham um papel muito significativo nas vidas e empregos de milhões de pessoas”, comentou Barb Samardzich, Directora de Operações da Ford Europa, destacando a confiança de milhões de pessoas nas Transit.

A Transit evoluiu através de uma vasta gama de carroçarias e de variantes, das comuns carrinhas para entrega de encomendas a propostas basculantes, passando por propostas para campismo e terminando em espécimenes exóticos como as Supervans com motor V8 Cosworth de alta potência, que se desdobrou por três gerações distintas, tendo sido a primeira apresentada em 1971. Mais recentemente, o cunho desportivo das Transit até foi posto à prova numa competição monomarca que animou muitos dos circuitos e rampas do país.

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=qg6WdboK1nY[/youtube]

 

A sua crescente popularidade obrigou a um aumento da produção, ultrapassando-se o primeiro marco histórico – de 1 milhão de unidades – em 1976, e depois outros patamares em 1985, 1994, 2000, 2005, 2010 e 2013. A posterior procura pela mais pequena Transit Connect – com mais de 1 milhão de exemplares vendidos – em conjunto com a da nova e ainda mais compacta Transit Courier, significa que a produção total da Transit irá atingir nove milhões de unidades no presente ano de 2015, naquele que será mais um marco para este modelo.

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=rJyMqByOfIM[/youtube]

 

O sucesso da Transit obrigou a uma expansão da produção muito além das fronteiras da Europa, incluindo as instalações do parceiro estratégico da Ford, a Jiangling Motors Corp (JMC), em Nanchang (China).

A expansão global das vendas e produção da Transit deu outro passo significativo em meados de 2014, quando o modelo entrou pela primeira vez na América do Norte, através da nova Transit de duas toneladas, modelo que é construído em Kansas City. Tal ajudou a aumentar para 118 o número de mercados distribuídos num total de seis continentes.

“A Ford Transit conta com uma herança soberba e um futuro ainda mais brilhante,” disse Samardzich. “Numa altura em que celebramos este incrível marco de 50 anos, estamos ansiosos em conseguir ajudar ainda mais clientes a fazer evoluir os seus negócios com uma Transit”, completou.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Carlos Coelho no encerrramento da XVIII Conferência Human Resources
Marketeer
Dona da Louis Vuitton investe em marca optimista