Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Lexus ‘regressa ao futuro’ com ‘hoverboard’ funcional

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=SDn6Z6vfJGs[/youtube]

 

Um das invenções mais chamativas do filme ‘Regresso ao Futuro 2’, a prancha de skate capaz de levitar, deixou os espectadores maravilhados com aquilo que o ano de 2015 poderia oferecer. A figura principal do filme, Marty McFly (Michael J. Fox), demonstrava naquela película a capacidade de levitação de uma prancha de skate, algo que durante muitos anos se provou ser impossível de replicar na vida real, mesmo no novo milénio.

Contudo, a Lexus mostrou que a produção de um skate capaz de levitar é possível. A marca Premium da Toyota revelou o seu protótipo de um skate futurista que, ao que este vídeo deixa entender, não parece ser de fácil domínio, mesmo para os mais experientes. A acção teve lugar num parque construído especificamente perto de Barcelona, Espanha.

A prancha de skate mede 920 mm de comprimento, 22 mm de largura e 90 mm de altura e consegue suportar até 200 kg, devendo o seu funcionamento de levitação ao princípio de magnetismo, ou ‘maglev’, que necessita de duas superfícies com magnestismo para pairar sobre o solo. A mesma tecnologia já é utilizada com sucesso assinalável em invenções como por exemplo comboios de alta velocidade no Japão.

Assim, a sua utilização no quotidiano não seria exequível a não ser nas superfícies construídas de raiz para tal. Além disso, o seu preço seria, também, exorbitante, explicando-se pela tecnologia e pela necessidade de recorrer a nitrogénio líquido para arrefecer (até aos 197 graus negativos) os supercondutores integrados na prancha.

Na produção da prancha a Lexus uniu esforços a uma equipa de cientistas alemães da IFW Dresden e Evico GmbH, empresa especializada na tecnologia levitacional. Contudo, esta não é a primeira vez que um skate capaz de levitar é produzido, com a Bloomberg a adiantar que já que no ano passado, uma companhia norte-americana, denominada Arx Pax, conseguiu produzir um ‘hoverboard’ com o mesmo princípio de magnetismo depois de angariar mais de 500.000 dólares através de uma campanha do Kickstarter, recorrendo a baterias que duram entre 10 a 15 minutos, após carregamentos que duram uma ou duas horas.

lexus hoverboard

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Marketeer
Insectos comestíveis estão a ganhar terreno em Portugal