Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Marcas alemãs unem-se em torno da condução autónoma

Numa medida para acelerar o desenvolvimento da condução autónoma, várias marcas alemãs uniram-se num projecto denominado ‘Ko-HAF’, com o intuito de trabalharem em conjunto em novas soluções que promovam a mobilidade autónoma.

Entre as marcas que constam neste projecto contam-se a Opel (General Motors), Audi e Continental, entre outras, cabendo a esta última a tarefa de interligação entre os diferentes parceiros neste projecto denominado ‘Cooperative Highly Automated Driving’.

“Esta iniciativa de pesquisa possibilita um enorme passo em frente da nossa parte na direcção da condução autónoma, com a segurança rodoviária ao seu mais alto nível e como base fundamental. A Ko-HAF pesquisa não só o envolvimento do condutor na condução altamente automatizada, mas também cruzam dados e comunicações entre veículos automatizados”, referiu Stefan Lüke, coordenador de projecto da Ko-HAF e responsável pelo departamento dos Sistemas Avançados de Condução e Assistência ao Condutor & Automação  Avançada na área do Chassis e Segurança da Continental.

Em parceria com um consórcio de construtores automóveis, fornecedores, universidades e parceiros públicos, a Ko-HAF foi lançada a 1 de Junho de 2015, com um orçamento total de 36.3 milhões de euros e espera-se que continue em actividade até Novembro de 2018. Este projecto é suportado pelo Ministério Federal para os Assuntos Económicos e de Energia da Alemanha, integrando-se no seu novo programa de ‘Novos Veículos e Sistemas Tecnológicos’.

O objectivo deste projecto passa pela pesquisa de novos sistemas e funções que permitam condução autónoma a velocidades mais elevadas e em situações mais complexas. Durante a condução autónoma, o condutor deixa de ter a obrigatoriedade de monitorizar os sistemas de forma exaustiva e contínua, podendo assim dedicar-se a outras funções, como à leitura de e-mails, embora possa assumir a condução de forma integral sempre que assim o desejar.

A comunicação entre veículos e infra-estruturas é outra das áreas em que todos os parceiros se encontram a trabalhar, sendo que o ponto de partida será um servidor auxiliado pela tecnologia rádio LTE/UMTS.  O servidor recolhe e avalia a informação sobre a envolvência do veiculo e torna-a disponível aos veículos de forma consistente.

Um ponto suplementar de pesquisa, este na área de acção da Continental, prende-se com as funções de comunicação e interacção entre veículos. O foco está na mudança de faixas, manutenção de distâncias de segurança para os outros veículos e manobras de condução no final das faixas.

A Audi concentrar-se-á no desenvolvimento de modelos precisos de estradas para base de mapas digitais, localização de automóveis por intermédio de mapas digitais e fundamentos envolventes, utilizando os sensores ambientais ou reacção atempada a problemas na estrada ou trânsito, soluções nas quais a Opel também trabalhará, embora esta última se dedique mais afincadamente ao processo de desactivação da condução autónoma e transmissão do controlo ao condutor.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube