Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Opel Astra com aerodinâmica aprimorada

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=H6cqeVQehhU[/youtube]

Com o novo Astra, a Opel promete níveis melhorados de eficiência e dinâmica mais aguerrida, contando para isso com um coeficiente aerodinâmico inferior ao da actual geração. Evocando uma tradição iniciada com o Kadett E GSi, que há 30 anos era encarado como o compacto mais aprimorado em termos aerodinâmicos com um valor de 0.30, a Opel revela que o novo Astra foi ‘esculpido’ pelo túnel de vento com um coeficiente aerodinâmico de 0.285.

Enfatizando a filosofia segundo a qual ‘o design escultural encontra a precisão germânica’, a Opel refere que para a obtenção daquele valor o novo Astra recorre a um leque de soluções técnicas pensadas para reduzir o atrito aerodinâmico, como a colocação de um pequeno spoiler na traseira, associado a uma linha criada no tejadilho para servir de ‘guia’ ao fluxo de vento e, até, a pilares C trabalhados com o intuito específico de serem mais eficientes.

Opel-Astra-Aerodynamics-296828

Também o fundo da carroçaria foi trabalhado para melhorar a aerodinâmica inferior, tendo a marca aplicado pequenos painéis, enquanto as dimensões mais compactas desta nova geração também providenciaram valores mais baixos de arrastamento aerodinâmico. Contudo, a marca não quis aplicar um painel único à secção inferior, preferindo ao invés examinar e trabalhar cada elemento para melhorar o fluxo de ar. Exemplo disso foi o posicionamento mais elevado do novo eixo traseiro em relação ao actual Astra, deixando de ser um obstáculo à passagem do ar.

“Fizemos o novo Astra mais aerodinâmico do que nunca. Os valores do coeficiente de arrastamento batem os do seu antecessor em toda a linha. Ganhámos algum conhecimento importante com base nos testes que levámos a cabo no ultra-moderno túnel de vento da Universidade de Estugarda, com quem trabalhamos há muitos anos. Tal ajudou a tornar o novo Astra a ser o compacto mais aerodinâmico alguma vez produzido pela Opel”, referiu Reiner Weidemann, responsável do departamento da Aerodinâmica da Opel.

cq5dam.web.1280.1280

Este novo Opel Astra contará, ainda, com uma versão mais eficiente no âmbito da gama ecoFLEX, que promete consumos e emissões mais reduzidos.

Opel-Astra-Aerodynamics-296827

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Carlos Coelho no encerrramento da XVIII Conferência Human Resources
Marketeer
Dona da Louis Vuitton investe em marca optimista