Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Abastecer e estacionar ‘ao estilo’ Uber

WhatCar_Petrol station

A empresa alemã SAP quer revolucionar a forma como utilizamos os nossos automóveis , tendo por objectivo torná-los verdadeiras interfaces, tanto para abastecer, como para fazer compras em bombas de abastecimento ou ainda reservar um lugar de estacionamento. Tudo isto através de uma plataforma de software instalada no automóvel pelo próprio fabricante, que a marca garante que se adapta a qualquer modelo.

Ao estilo Uber, esta empresa com um laboratório de pesquisa em Palo Alto, na Califórnia, o qual desenvolveu esta ideia, propõe que o condutor usufrua destes serviços sem nunca ter de sair do automóvel, pagando directamente através da aplicação. No caso do estacionamento, esta tecnologia criada pela SAP permite que, ao aproximar-se de um parque de estacionamento, o sistema instalado informe o condutor dos preços e horários do local, transmitindo esta informação através de um ecrã instalado no interior do veículo. É ainda através deste mesmo ecrã que será possível saber qual o parque mais próximo e reservar um lugar, caso o condutor esteja parado no trânsito, por exemplo.

O sistema de reabastecimento funciona na mesma lógica, sendo o valor do combustível descontado directamente no cartão associado ao automóvel. Ainda na bomba de gasolina é possível ter acesso a cupões de desconto para a compra de produtos nas lojas de conveniência associadas a estas, uma mais-valia que pode interessar a este tipo de negócios.

Mas a empresa quer ir mais longe e conectar mais serviços, como restaurantes e cafés. Através da aplicação, será possível encontrar o mais próximo, fazer uma encomenda, efectuando o pagamento de forma automática. Apesar de já ter sido apresentada aos jornalistas, esta tecnologia ainda não é comercializada.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube