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BMW 3.0 CSL Hommage R presta homenagem ao histórico 3.0 CSL

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A BMW vai apresentar no Concurso de Elegância de Pebble Beach um modelo muito especial que presta homenagem ao 3.0 CSL de 1975, o qual recebe, muito apropriadamente, a designação de 3.0 CSL Hommage R. Este modelo pretende, igualmente, celebrar o 40.º aniversário de presença da BMW na América do Norte.

A BMW estabeleceu-se na América do Norte em 1975, formando assim a sua primeira divisão de vendas fora do solo europeu. Foi também o ano em que a BMW Motorsport se estreou na categoria IMSA de velocidade, com um 3.0 CSL de competição, obtendo como ponto alto a vitória nas 12 Horas de Sebring.

Assim, para a edição deste ano de Pebble Beach, a marca vai levar um protótipo evocativo daquele primeiro, na forma do 3.0 CSL Hommage R, modelo que centra as suas atenções no condutor/piloto, orientando para este todos os comandos. Esta abordagem levou os engenheiros a desenhar em primeiro lugar o capacete, fato (em parceria com a Puma) e banco de competição antes de passarem para o resto do interior. Tecnologicamente, a viseira do capacete serve de ecrã para um sistema head-up display, sendo a informação de velocidade, rotações e mudança para o campo de visão do piloto.

O fato é também uma peça tecnológica, apresentando informações relativas ao piloto e à integração com o próprio automóvel, ao passo que o banco em fibra de carbono permite um apoio quase perfeito à sua anatomia. A utilização de carbono repete-se em diversos outros pontos da carroçaria para reduzir o peso e incrementar a rigidez estrutural, destacando-se, por exemplo, a jaula de segurança naquele material e o próprio interior, produzido quase inteiramente em fibra de carbono. A exceção está no painel de instrumentos que recorre a madeira, mas que também tem uma função estrutural.

Nessa faixa de madeira existe também informação luminosa relativa ao triunfo do CSL 3.0 em Laguna Seca em 1975, apresentando o desenho daquela mesma pista e os pontos de travagem. A redução dos comandos e instrumentos ao essencial assume uma expressão particularmente evidente na coluna de direção, reunindo aí todos os elementos de controlo. Aí encontra-se também um pequeno ecrã que mostra informações secundárias como tempo por volta, tempo total da corrida e a posição atual em pista. No espaço traseiro habitualmente ocupado pelos bancos surge apenas local para a colocação de dois capacetes integrados no túnel central.

A imagem exterior presta uma homenagem mais sentida ao modelo de 1975, com cavas das rodas mais pronunciadas e o spoiler traseiro de grandes dimensões. As cores e os gráficos utilizados, bem como o número 25, evocam os sucessos obtidos pelo 3.0 CSL em 1975, sendo que até os decalques replicam os utilizados naquele ano. As enormes jantes de 21 polegadas são pintadas em dourado mate com elementos decorativos em preto.

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