Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Mercedes-Benz revela novo Classe C Coupé

Mercedes-Benz C-Klasse Coupé (C 205) 2015 Mercedes-Benz C-Class

A Mercedes-Benz revelou as primeiras imagens do novo Classe C Coupé, modelo com pretensões mais desportivas que surge para complementar a gama do Classe C.

Prestes a ser revelado no próximo Salão de Frankfurt, em meados de Setembro, o novo Classe C Coupé promove linhas mais dinâmicas e elegantes, sobretudo ao nível do tejadilho e consequente integração com a bagageira, apelando dessa forma a um espírito mais desportivo. A linha de cintura elevada e as portas sem molduras (com os espelhos retrovisores integrados na chapa) são outros elementos distintivos do Coupé, que apresenta igualmente dimensões distintas face à geração precedente. Sendo 95 mm mais longo, o novo C Coupé conta com mais 80 mm na distância entre eixos e mais 40 mm de largura, com ganhos ao nível da habitabilidade para os ocupantes. De acordo com a Mercedes-Benz, os passageiros ganham assim mais espaço ao nível das pernas, ombros e altura.

Em termos técnicos, a suspensão foi profundamente revista, contando com molas 15 mm mais curtas para altura ao solo mais reduzida, tirando ainda partido de duas variantes de amortecimento com base na suspensão de série (em aço): a Agility Control oferece regulação desportiva e amortecimento adaptativo independente enquanto a suspensão desportiva com molas mais firmes e amortecimento com modo Sports Direct-Steer integrado remete para comportamento mais eficaz. Opcionalmente, a marca propõe ainda suspensão pneumática a ar Airmatic com cinco modos de condução, variando entre o Eco, Comfort, Sport, Sport+ e Indivual, com esta a permitir selecionar individualmente cada parâmetro. As jantes de 17 polegadas são de série no Classe C Coupé.

No que diz respeito aos motores, todos respeitam a norma Euro 6 de emissões poluentes, consumindo 20% menos de combustível face à geração anterior. Assim, a gama dispõe de quatro variantes a gasolina, começando pelo 1.6 de 156 cv para o C 180 que se afigura como a versão de entrada. As outras opções passam pelo bloco 2.0 disponível em níveis de potência diferenciados. O C 200 conta com 184 cv, o C 250 oferece 211 cv e o C 300 surge como o mais potente, com 245 cv. As opções Diesel assentam em variantes de 170 cv e 204 cv, também elas prometendo elevada eficiência. O sistema de tração integral 4Matic também será uma realidade neste novo Classe C Coupé.

Mercedes-Benz C-Klasse Coupé (C 205) 2015 Mercedes-Benz C-Class

Também o interior conta com pormenores distintos ao nível dos acabamentos e na integração entre os diversos painéis da consola central e das portas, para um aspeto mais linear em consonância com o exterior desportivo, havendo ainda que contar com novos materiais, revestimentos e bancos desportivos específicos para esta versão. A construção do chassis beneficiou de maior recurso ao alumínio, alcançando assim o objetivo de redução de peso e aumento da rigidez estrutural. Por outro lado, a vertente aerodinâmica tirou partido de trabalho aturado no túnel de vento, com um coeficiente de 0.26 Cd.

A exemplo do que já sucede com outros modelos da marca de Estugarda, o C Coupé aposta forte na segurança, dispondo de uma série de novos elementos, como o cruise control adaptativo Distronic Plus (que intervém ao nível da direção) para manter o veículo na faixa correta e intervém em velocidades entre os 0 e aos 200 km/h, travagem autónoma de emergência (BAS Plus), que permite reconhecer obstáculos à frente do automóvel e que aplica os travões em caso de ausência de reação do condutor (trava automaticamente em caso de emergência, evitando colisões até aos 50 km/h e reduz as consequências de acidentes até aos 72 km/h. Opcionalmente, a marca apresenta assistente de controlo das luzes de máximos, assistente de ângulo morto ou sistema de luzes inteligente.

Mercedes-Benz C-Klasse Coupé C 300, Selenit Grau, Leder Cranber

Uma vasta panóplia de airbags completa a vertente da segurança, com airbags dianteiros, laterais e de cortina, pelvisbag dianteiro, airbag para os joelhos do condutor e, opcionalmente, airbags laterais traseiros. O ar condicionado apresenta uma funcionalidade de integração com o sistema de navegação, naquela que é mais uma valência do evoluído sistema de infoentretenimento providenciado pela Mercedes-Benz.

Além deste Coupé ‘normal’, a marca tem ainda na calha uma versão mais exclusiva com a sigla AMG, que deverá ser também revelada em Frankfurt, esperando-se mais adiante a chegada da versão descapotável para que a gama do Classe C fique completa cerca de um ano e meio depois de ser lançada. A ‘guerra’ no segmento dos coupés Premium promete, assim, subir de tom, com o Audi A5 e o BMW Série 4 a ganharam aqui um rival de peso.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
O impacto da Inteligência Emocional nas empresas
Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus