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Ensaio: Volvo V60 D2 Geartronic Momentum

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Nos últimos anos, a Volvo tem actualizado as suas gamas com bastante frequência, seja através de retoques estéticos, novas versões, incremento da tecnologia ou renovação dos seus motores. No caso da V60, a actualização estética surgiu no início do ano passado, altura em que também surgiu o novo sistema multimédia, Sensus Connect e que o motor Diesel de cinco cilindros deu lugar uma nova unidade de apenas quatro cilindros e dois litros. Na altura, a versão D2 manteve os préstimos do bloco Diesel de 1,6 litros de capacidade e 115 cv, que agora desaparece, para ser substituído pelo novo motor de dois litros e 120 cv.

Além do evidente incremento de 5 cv na potência máxima, o novo bloco Diesel traz mais 10 Nm de binário, disponíveis 250 rotações mais cedo, para além de anunciar um ganho, no caso desta versão com caixa automática de dupla embraiagem, de um segundo na aceleração 0-100 km/h e uma poupança de 0,3 l/100 km no consumo médio, o que já lhe permite cumprir as normas de emissões Euro6.

Quer tudo isto dizer que a Volvo foi contra a tendência actual, de tornar os motores cada vez mais pequenos, provando que a solução nem sempre passa por aí, tendo em conta o observamos na ficha técnica.

Na prática, a V60 sai, de facto, a ganhar com a adopção do motor de maior dimensão, que se mostra mais redondo e suave em toda a sua utilização, para além de ser mais silencioso. As prestações são efectivamente melhores, mas continuam a ser algo curtas, principalmente quando queremos impor ritmos mais vivos, mostrando alguma dificuldade em lidar com o peso da Volvo V60. Neste particular, a caixa Powershift não é a sua maior aliada, fruto de alguma lentidão das passagens, que acentuam uma relação peso/potência pouco favorável. Os consumos são bons em estrada, mas menos convincentes em cidade, onde nem mesmo o bom sistema stop/start faz com que fiquemos perto dos valores anunciados pelo construtor sueco.

Comum a toda a gama da Volvo V60 são as linhas exteriores que, sem serem especialmente arrojadas, continuam a cativar facilmente, muito devido ao equilíbrio e souplesse de todos os pormenores.
O habitáculo continua, naturalmente, pleno de bom-gosto e com uma excelente ergonomia, ainda que a posição de condução seja um pouco mais alta que o desejável e o volante tenha um diâmetro e uma espessura exagerados. Mas tudo isto é fácil de esquecer quando estamos ao volante, onde os bancos acolhem o condutor com imenso conforto.
O acerto escolhido para a suspensão pede mesmo uma condução descontraída, o que também se conjuga com as prestações do bloco Diesel, longe de ser um sprinter.

Assim que decidimos imprimir mais ímpeto na condução, percebemos que a V60 não foi pensada para isso, apresentando um notório rolamento de carroçaria. e uma direcção extremamente vaga, o que acaba por tirar precisão ao eixo dianteiro e reduzir a agilidade do chassis.

Rolar é, pois, a grande virtude desta Volvo V60 D2 Geatronic, momento em que as jantes de 17” mostram toda a sua valia. Mesmo com as enormes crateras e depressões de diversas frequências que se espalham pelas nossas estradas, a carrinha segue sempre capaz de segurar um copo cheio sem o entornar, ou oferecendo belos momentos de sono a qualquer um dos ocupantes.

Veredicto
Para ter uma Volvo Volvo V60 D2 Geartronic Momentum terá de abrir mão de 39.547 euros, o que já traz consigo um interessante recheio de equipamento, mas havendo ainda muito espaço para opcionais, que, no caso da unidade ensaiada, elevam o preço até uns astronómicos 48.182 euros! Na verdade, esta versão com caixa automática de dupla embraiagem enfrenta um problema de concorrência interna, já que os 2620 euros que custa a mais que a sua congenere de caixa manual a colocam 158 euros mais cara que a versão D3 de 150 cv e caixa manual, que apresenta um motor mais capaz para locomover a Volvo V60. Tendo em conta que a caixa Powershift não é o pináculo da eficácia, a opção pela versão D3 faz muito mais sentido.

FICHA TÉCNICA

Motor
Tipo 4 cilindros em linha, long., inj. directa common-rail, turbo
Cilindrada 1969
Diâmetro x curso (mm) 82,0×93,2
Taxa compressão 16,0:1
Potência máxima (cv/rpm) 120/3750
Binário máximo (Nm/rpm) 280/1500
Transmissão e direcção
Tracção Dianteira
Caixa Automática de dupla embraiagem de 6 velocidades
Direcção Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) 4635/1899/1484
Distância entre eixos (mm) 2776
Largura de vias fte/tras. (mm) 1578/1575
Travões fr/tr. Discos ventilados/discos
Peso (kg) 1651
Capacidade da bagageira (l) 430
Depósito de combustível (l) 68
Pneus série 215/50 R17
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) 11,7
Velocidade máxima (km/h) 195
Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) 4,0/4,7/4,2
Emissões de CO2 (g/km) 111
Preço (Euros) 39.547
Preço da unidade ensaiada (Euros) 48.182

 

Equipamento de série

ABS
Airbag condutor e passageiro
Airbags laterais
Airbags de cortina
Isofix
Controlo electrónico de estabilidade
Ar condicionado automático
Banco dianteiros ajustáveis em 6 posições
Volante ajustável em altura e profundidade
Volante multifunções, revestido a pele
Retrovisor interior electrocromático
Espelhos retrovisores exteriores ajustáveis electricamente, aquecidos com rebatimento eléctrico
Luzes diurnas em LED
Computador de bordo
Cruise-control com Limitador de velocidade
City Safety
Sensores de parqueamento traseiro
Sensor de chuva
Ecrã táctil de 5″
Leitor de CD com MP3
Entrada de áudio auxiliar, USB e iPod
Ligação Bluetooth
Jantes de liga leve de 17″

Opcionais da unidade ensaiada

Pintura Cinzento Ósmio (€935)
Business Pack Connect: Sistema de navegação, Audio “High Performance c/ Sensus Connect” (€1169)
Family Pack: Fecho de segurança eléctrico das portas traseiras, Desactivação do airbag do passageiro, Bancos de criança integrados (€357)
Light Pack: Espelhos retrovisores exteriores e interior Anti-Encandeamento, Pacote de luzes interiores, Lava-faróis, Faróis bi-xenon activos (€1279)
Security Pack: Alarme, Vidros laterais laminados, Private locking, Personal Security Communicator + Keyless Entry (€1353)
Versatility Pack: Rebatimento rápido do banco do passageiro, Suporte de mercearias, Tomada de 12V na bagageira, Rede de proteção de carga(€246)
Painel de Instrumentos Digital (€400)
Patilhas de mudanças no volante (€172)

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