Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Nissan cria som hipnotizante para alertar passagem de elétricos

Nissan-eVADER

Uma das vantagens dos automóveis eléctricos é a ausência de som que nos faz sentir deslizar pela estrada. Mas enquanto esta caraterística é benéfica para aqueles que se encontram dentro do veículo, pode representar um perigo para os peões que não se apercebem da sua aproximação. Para contornar este problema, a Nissan aceitou participar no projeto piloto da Comissão Europeia eVADER, criando um sistema que emite um som verdadeiramente hipnotizante quando este se aproxima de peões.

Embora seja um som suave, o alerta tem uma presença marcante capaz de assegurar a segurança dos peões, uma das principais áreas que a Nissan tem vindo a desenvolver. “A segurança dos peões é de grande importância para a Nissan, razão pela qual já temos um alerta de peões instalado nos nossos elétricos como medida preventiva”, afirma David Quinn, responsável pelo projeto, que explica ainda que o grande objetivo da marca nipónica é “encontrar um equilíbrio ótimo entre assegurar que os automóveis sejam detetáveis e manter a redução da contaminação acústica, um dos maiores benefícios dos nossos elétricos”.

A versão final desta tecnologia, que demorou três anos a ser finalizada, inclui uma câmara instalada no pára-brisas, programada para reconhecer peões e ciclistas, sendo que quando tal acontece seis dispositivos sonoros projetam o som com vista a alertar a passagem do veículo. Com cinco decibéis, este som continua a ser inferior ao produzido por um moto gasolina ou Diesel.

Oiça, em baixo, o som criado pela Nissan.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Carlos Coelho no encerrramento da XVIII Conferência Human Resources
Marketeer
Dona da Louis Vuitton investe em marca optimista