Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ford desenvolve alternativas à borracha natural

Ford_Guayule

Numa medida para reduzir a utilização de borracha nos seus automóveis, a Ford está a envidar esforços no sentido de desenvolver uma borracha sintética que seja mais sustentável e menos dispendiosa.

De acordo com a Ford, o interior de um Ford Fiesta contém até três quilogramas de borracha, havendo ainda que adicionar o material que também é utilizado nos pneus, sendo que a grande maioria provém da borracha natural, o que acarreta um aumento de preço e de emissões de CO2 na sua extração e tratamento. A título de curiosidade, a Ford aponta que cada quilo de borracha pode oscilar entre os 2 e os 8 dólares em casos de flutuações extremas no preço da matéria-prima.

Contornar este problema é, pois, o objetivo da Ford, que até aqui já testou outros materiais para substituir a borracha natural, como Guaiúle, Dente de Leão, Óleo de Laranja e Oléo de Soja. O arbusto de Guaiúle cresce no Arizona e é, segundo a Ford, uma das alternativas mais prometedoras, estando já a ser utilizado em equipamentos de elevado rendimento como equipamentos de neopreno, luvas médias e outras aplicações similares. A Ford trabalha com o estado do Ohio para assegurara a viabilidade desta planta.

A Ford está a analisar quanto poderia poupar com a utilização de materiais alternativos à borracha, mas numa estimativa inicial, acredita que poderá chegar aos 50%, dependendo da peça do veículo. Um primeiro protótipo desta borracha para utilização nos seus automóveis poderá ser aplicado já no próximo ano.

Note-se que a Ford foi um dos membros-fundadores do Programa de Excelência para o Consórcio das Alternativas Naturais à Borracha (PENRA), que identifica e desenvolve processos, aplicações e mercados para a borracha natural. Outras entidades neste consórcio incluem a Universidade Estatal de Ohio, as marcas de pneumáticos Cooper e Bridgestone e a Universidade de Oregon.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Neves de Almeida HR Consulting nomeia CEO
Marketeer
Renault testa serviço de carsharing com veículos autónomos